Quando o atabaque fala a alma escuta e o corpo responde?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Para Carlos de Ogum (sd), “quando o atabaque fala, a alma escuta e o corpo responde”. Os atabaques sacralizados nos terreiros de Umbanda têm a importante missão de colaborar para a manutenção das vibrações do médium que traz o Orixá à terra.

O ogã também tem um papel fundamental,em questão dos rituais e também para invocar a entidade, pois o ogã é o que toca para o santo (seja orixá, preto velho, caboclo, Exu, Erê, Pombagira, Boiadeiro etc.) o ogã depois do pai de santo, babalorixá e o sacerdote, é o mais próximo entre as entidades, pois o contato que o ...

Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo. seu axé, tocamos três vezes com as costas das mãos. na beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa.

São três os atabaques em um terreiro, Rum, Rumpi e Lê, sendo o Rum o atabaque maior com som mais grave, é o atabaque responsável em puxar o toque do ponto que está sendo cantado, no Rum ficaria os Alabê, Ogâ, ou Ogâ de Sala, como é conhecido por todos, seria o Ogâ responsável pelos toques.

No caso em que um desses atabaques seja derrubado ou venha a cair no chão durante uma cerimônia, esta é interrompida por alguns instantes, em sinal de contrição.

O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.

Qual, na sua opinião, é o instrumento/técnica vocal mais difícil de tocar/aprender e por quê? O mais difícil no atabaque é o primeiro passo, aprender a tocar a nota aguda. A nota grave é fácil, apenas batendo com a mão na borda do couro.

Trabalho santo – Os cargos de Ogan na nação Jeje são classificados em Pejigan que é o primeiro Ogan da casa Jeje que quer dizer “Senhor que zela pelo altar sagrado” e Runtó que é o tocador do atabaque Run. No Ketu, os atabaques são chamados de Ilú. Há também outros Ogans como Gaipé, Runsó, Gaitó, Arrow, Arrontodé, etc.

O atabaque fica deitado com o couro para dentro do runkó, coberto de branco. Acende-se uma vela para cada um, uma quartinha com água para cada um, comida seca para cada um. Com a mão direita passa ibosé no couro.

Os Ògás confirmados servem de exemplo para os Ògás apontados ou suspensos, com postura, moral ilibada, jamais ingerir bebida alcoólica e se impor coercitivamente para o bom andamento da Casa.

Ogan é a pessoa responsável num terreiro de Candomblé por tocar instrumentos de percussão, que podem ser atabaque ou agogô. Ele não entra em transe e auxilia o babalorixá ou a mãe de santo da casa.

O Ogã é uma pessoa escolhida diretamente pelo Orixá para exercer a função. Após ser iniciado é denominado Ogã "Confirmado", passando a ter direito à sua cadeira. A palavra vem do yorubá Ògá, significando mestre e senhor.

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Duração : 6 meses - Preço : R$189.00 - Local : Boa Vista (09572-300)Nele, você aprenderá de forma simples e fácil a tocar marcação, nagô, ijexá, samba, congo, barra vento, todos os repiques, e poderá colocar em prática no seu terreiro.

Somente pelo plano anual já vale o preço do curso de atabaque. Para você ter uma ideia, o plano anual custa R$ 384,00.

O barravento é um ritmo e um toque de atabaque utilizado na capoeira, candomblé e na umbanda. Trata-se de um toque mais rápido e quente que o ijexá. Conforme o dicionário Aurélio, é o toque predileto de Xangô, nos candomblés banto e também, a ansiedade que domina a filha-de-santo antes da chegada do orixá.

Os atabaques do candomblé só podem ser tocados pelo Alagbê (nação Ketu), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo Rum (o atabaque maior), e pelos Ogãs nos atabaques menores sob o seu comando.