Como recém-nascido escuta?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os bebés nascem com uma audição perfeita. Na realidade, ouvem os sons produzidos pelo corpo da mãe (o bater do coração, movimentos digestivos, outros) desde as 17 semanas da gestação (4º mês de gestação). A partir do 7º mês, identifica e distingue os sons do corpo da mãe dos exteriores e reage em função do que ouve.

Até um ano de vida
Nesta fase o principal é perceber se a criança reage de alguma forma a qualquer estímulo sonoro. Até completar os primeiros 3 meses de vida, o bebê deve se surpreender com sons altos, ter atenção ao som da voz e reagir com sorriso ou expressão no olhar ao ouvir a voz dos pais.

Albernaz explica mais um sinal importante: ao chorar, durante a noite, o bebê costuma se acalma se ouve a voz da mãe. Já as crianças com problemas de audição só se tranquilizam quando conseguem ver o rosto da mãe ou do pai e quando alguém acende a luz.

Na surdez congênita a criança adquire a deficiência durante a gestação. A aquisição da surdez pelo bebê pode se dar por medicamentos tomados pela gestante, doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose, ou por causa hereditária.

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Apesar de não prestar atenção o tempo todo aos sons do ambiente, se o bebê não se assusta com barulhos fortes e repentinos, também pode ser um sinal de que ele não está ouvindo direito. Observe ainda se quando acorda chorando ele se acalma ao ouvir a sua voz ou se é preciso que ele a veja para se tranquilizar.

Bebês gostam do que se conhece como "ruído branco". Eles estão acostumados. Antes de fazer sua grande entrada no mundo, o bebê passou nove meses em um ventre.

O bebê com 1 mês é um pouco mais ativo que o recém nascido e já consegue levantar a cabeça por pouco tempo quando é colocado de bruços. Durante esta fase, o bebê também já consegue acompanhar movimentos perto de si e fixar para um ponto luminoso.

O nome técnico é triagem metabólica e permite a detecção de uma série de doenças como hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística.

É por isso que bebês que nascem surdos ou desenvolvem a surdez nos primeiros meses de vida precisam ser diagnosticados e tratados com URGÊNCIA, pois somente a reabilitação auditiva através de aparelhos auditivos ou IMPLANTES COCLEARES (dependendo do grau da perda auditiva), aliados a devida estimulação auditiva com a ...

Se o bebé não chorar logo após o nascimento, será incentivado pelo obstetra a fazê-lo através de uma estimulação suave nas costas (fricção) ou nos pés (teste de APGAR, o primeiro teste que o seu bebé vai fazer mal nasça).

Existem situações onde o bebê não passa no teste, mas tem audição normal, como presença de vérnix caseoso (restos do parto) no conduto auditivo, cerume em excesso, otite média etc. O médico precisa ser consultado!

O teste pode dar alterado em apenas uma orelha, quando o bebê apresenta líquido no ouvido, que pode ser o líquido amniótico. Nesse caso, deve-se repetir o teste após 1 mês.

Todo surdo pode escutar algum tipo de som. A maioria ouve sons de forte intensidade e graves (trovão, batida de porta). Assim como a visão, a audição também se efetiva em graus. Alguns surdos conseguem ouvir a voz e escutar a fala ao telefone.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Na maioria das vezes, as crianças herdam a forma da ponta do nariz, a área ao redor dos lábios, o tamanho das maçãs do rosto, os cantos dos olhos e o formato do queixo de um dos pais. Essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial.

Isso acontece porque eles já entendem o ambiente ao redor. Bebês a partir de 2 meses tendem a se distrair e interrompem as mamadas por qualquer barulho do ambiente. Quando ficam mais velhos, dão conta de tudo ao redor ao mesmo tempo em que mamam. E querem fazer algo com aquela mãozinha livre.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.