Quando o bebê começa a dormir a noite inteira?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

Quando o Sono do Bebê Fica Mais Pesado? Em geral, a partir dos três meses o bebê começará a ter um sono mais pesado, porque vai se acostumando à rotina e se desenvolvendo mais. Mas, atenção: sono pesado não é sinônimo de sono ininterrupto por muitas horas.

Quando ocorre o desmame noturno? O desmame noturno vai acontecendo gradualmente: pode iniciar aos 4 meses de vida do bebê. Alguns vão espaçando as mamadas e elas vão se tornando cada vez mais curtas e uma hora eles não acordam mais para mamar.

5 dicas para evitar que seu filho acorde de madrugada

  1. Crie uma rotina. Comece criando uma rotina relativamente rígida para dormir. ...
  2. Diferencie noite do dia. Seu filho precisa saber diferenciar o dia da noite. ...
  3. Deixe que ele pegue no sono sozinho. ...
  4. Dê uma naninha. ...
  5. Espere antes de agir.

Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância.

Assim que se passam 3 meses, os bebês começam a perceber que sua existência é individual e é onde eles ficam mais inquietos. Por isso ocorre a crise dos 3 meses. Assim que a criança completa exatamente três meses de vida, ela começa a passar por essa fase, que dura cerca de 15 dias.

Não há nenhum problema em dar à criança uma bebida ou algo para comer antes de dormir.

O sono do bebê não é regular
O sono do bebê de 2 meses ainda não é muito regular, apesar das mães desejarem que nesta fase eles já dormissem bastante. Contudo, é comum aos 2 meses culparmos a amamentação por uma fala expectativa que o leite artificial ajudaria a dormirem a noite inteira.

Tabela do sono do bebê
Durante os primeiros 3 meses é natural que o bebê acorde a cada 2 ou 3 horas, independente do horário. Já a partir dos 4 meses, a maioria costuma dormir à noite e passar mais tempo acordado durante o dia. No entanto, é importante destacar que há exceções, pois cada bebê é único.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

O que é a crise dos 4 meses? A crise dos 4 meses se caracteriza por uma mudança brusca de comportamento com atitudes como rolar no berço, ficar irritado, chorar com mais frequência, ter maior sensibilidade a temperatura e a luz.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Alterações fisiológicas durante o desmame
Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

O método, chamado de bedtime fading, consiste em adiar um pouco o horário de deitar para que a criança chegue na cama já bem sonolenta. A ideia é que, ao aumentar o tempo acordado e restringir um pouco a oportunidade de dormir, o sono venha mais fácil e o relógio biológico entre nos eixos.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.