Pode deixar o bebê de 2 meses dormir a noite toda?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

O sono do bebê de 2 meses ainda não é muito regular, apesar das mães desejarem que nesta fase eles já dormissem bastante. Contudo, é comum aos 2 meses culparmos a amamentação por uma fala expectativa que o leite artificial ajudaria a dormirem a noite inteira.

“O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”, explica ela. Outra justificativa para esta resposta tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono.

Recém-nascido até 3 meses: essa é a fase que os bebês mais dormem por dia, entre 16 e 20 horas diárias. Os ciclos de sono dos recém-nascidos costumam durar de 1 a 4 horas e intercalados por 1 a 2 horas acordados. Normalmente eles acordam para mamar e logo voltam a dormir.

Sim, você deve acordar o bebê para mamar
Isso pode alertar para a fome, então você pode acordar o bebê para mamar. Nos primeiros dias de vida, não tem como saber que o bebê está dormindo porque está relaxado e satisfeito ou se é um sinal de hipoglicemia, quando ele fica menos ativo.

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite.

Observa movimentos das coisas; Sorrir para as pessoas; Leva a mão na boca; Mantém a cabeça e o tronco erguido, quando colocado de bruços.

Como é o sono do bebê
O sono do bebê com 2 meses ainda não é muito regular, com duração de 14 a 16 horas por dia e podem acordar cerca de 2 a 3 vezes durante a noite por algum desconforto, como fome, ou urina e fezes na fralda.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

“Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos podendo ser apatia, recusa alimentar, náuseas, vômitos, choro débil, irritabilidade, tremores finos de extremidades, extremidades arroxeadas, aumento ou diminuição a frequência cardíaca, parada respiratória e convulsão.

Os responsáveis pela pesquisa acompanharam 298 recém-nascidos durante os seis primeiros meses de vida e observaram que, para cada hora acrescentada ao sono noturno — período entre 19 horas e 8 horas, os bebês passaram a ter um risco 26% inferior de engordar.

Se o bebê estiver com fome, ele provavelmente irá mamar mais e logo dormir. Se acordar por hábito, vai mamar pouco, mais vezes, e demorar para adormecer. Observe o quanto o bebê dorme após mamar. Se ele esticar pelo menos 3 horas de sono, pode estar acordando por fome.

Especialistas de todo o mundo concordam que sono, exercício e nutrição são alicerces da boa saúde. Sabemos que dormir menos do que o habitual aumenta o apetite. Evidências científicas mostram que, quando se dorme pouco, há uma tendência de ingerir mais calorias, em especial alimentos gordurosos e açúcares.

Os bebês podem dormir de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas. Assegure-se de que o ele durma com segurança e tranquilidade, seguindo essas dicas: Coloque o bebê para dormir de costas, em uma superfície firme.

O que é a crise dos 3 meses no bebê? Essa 'crise' é um marco no desenvolvimento cognitivo e motor infantil. É quando os bebês começam a enxergar melhor as imagens, reconhecem os sons com mais clareza, movimentam o pescoço em direção aos estímulos externos e levantam a cabeça quando ficam de barriga para baixo.