Quando o bebê sente a presença do pai?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

Após o nascimento, os recém-nascidos também já são sensíveis ao amor e afeição dos pais. De modo que dar colinho, sorrir, cantar, alimentar, trocar fraldas, essas atividades que fazem parte da rotina do bebê e dos pais podem ser um aprendizado para o bebê sobre o amor quando feitos com carinho, é claro.

“Logo, o bebê apresenta reações similares a do medo. Ele pode também apresentar comportamento inibido, choro, tremor, busca de um aconchego em um lugar ou alguma pessoa, dentre outros comportamentos”, ilustra a psicóloga.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele? Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Boa noite Camila, o bebê quando está amamentando prefere ficar de olhos fechado porque para ele é prazeroso sugar o leite e sentir o contato direto da pele e do cheiro da mãe, por isso este é um momento em que ele fica mais de olhos fechado e as vezes adormece.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

Baby / Parents look-alike
Já os que estão procurando o app para o Android, este é uma ótima indicação. O programa também calcula a porcentagem que a criança se parece com os pais a partir de uma foto escolhida pelo usuário – a imagem pode ser tirada na hora ou escolhida pelo álbum do celular.

Para o pequeno, esse vínculo é vital, pois ele depende dessa adulta para a sua sobrevivência. Por esse motivo, é comum que ele geralmente se sinta ansioso ao se separar dela e que demonstre tendência a rejeitar outras pessoas, até mesmo o próprio pai.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Alteração no tom de pele
Assim como a pele pode mudar com os anos e ganhar mais pigmentação, pais negros podem ter um bebê de pele clara que, com o passar do tempo, não sofre alteração da cor e permanece num tom claro.

Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.

“Eu te amo”: Quando seu bebê olha para você enquanto mama no peito ou consome a fórmula ele está querendo te dizer que te ama! O bebê faz essa troca de olhar com a mãe para fortalecer ainda mais o vínculo com ela.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

O bebê com 1 mês é um pouco mais ativo que o recém nascido e consegue levantar a cabeça por pouco tempo quando é colocado de bruços. Durante esta fase, o bebê também consegue acompanhar movimentos perto de si e fixar para um ponto luminoso.

É comum que já nos primeiros dias de vida as crianças comecem a sorrir, mas não se iluda: neste caso, é um reflexo involuntário e, muito provavelmente não seja para você. O que não quer dizer que isso não seja um bom sinal. Aliás, muito pelo contrário, significa que está tudo indo maravilhosamente bem.

Durante os primeiros meses de vida, costuma ser recomendado que os pais evitem passeios em locais com aglomeração de pessoas, que podem expor o bebê a infecções3. Por isso, sair com o recém-nascido nos primeiros meses deve se limitar às visitas ao médico.