Quando o corpo para de se desenvolver?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Geralmente, esse momento acontece por volta dos 18 anos. É quando se percebe o fim do crescimento esquelético e o completo amadurecimento dos sistemas reprodutores feminino e masculino.

14 anos

Em meninos, a puberdade ocorre, geralmente, entre 10 e 14 anos. No entanto, é perfeitamente normal que possa ter início aos nove anos ou que se prolongue até os 16. A puberdade pode ter início precocemente aos nove anos e continuar até os 16.

Considera-se a puberdade finalizada quando se atinge a maturidade física e a capacidade de procriação.

Mudanças no corpo
Os quadris se tornam mais arredondados e a cintura mais fina. Além disso, os seios crescem, os mamilos se desenvolvem e os pelos pubianos começam a surgir. Outra mudança primordial nesse processo é a primeira menstruação, conhecida como menarca.

A chegada dos 18 anos é um momento esperado por todo jovem. Chega o sinal verde para, por exemplo, dirigir, comprar bebidas alcoólicas e frequentar as animadas festas. Para além das novas liberdades, atingir a maioridade também traz deveres que antes poderiam não fazer parte do cotidiano.

A puberdade termina por volta dos 18 anos de idade. Nesse momento, termina o crescimento físico e também o amadurecimento do sistema genital.

Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer.

Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.

Uma minoria dos homens tem um distúrbio nos hormônios masculinos, o que acaba fazendo com que os pêlos não apareçam. Mas aí outras alterações, como um pequeno desenvolvimento dos genitais, voz mais aguda, pele fina e corpo sem muita massa muscular, também vão estar presentes.

O estirão de crescimento nos meninos ocorre no meio da adolescência, entre 12 e 16 anos de idade (mais comumente em torno de 13,5 anos) e, geralmente, começa um ano depois de os testículos começarem a aumentar de tamanho. Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo.

Algumas vezes, a puberdade tardia é causada por problemas médicos crônicos, distúrbios hormonais, radioterapia ou quimioterapia, distúrbios alimentares ou prática excessiva de exercícios, distúrbios genéticos, tumores e certas infecções.

O estirão apresenta algumas diferenças entre meninos e meninas. Na população masculina, isso se inicia aos 9 anos e se estende até os 14. Já na feminina, o estirão do crescimento começa mais cedo, aos 8 anos e termina aos 13.

Quando não há o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, dentro do período esperado, ou seja, até os 13 anos para o sexo feminino, e 14 anos para o sexo masculino, esta disfunção é chamada de puberdade tardia.

O crescimento repentino (“estirão”) que acompanha a puberdade normalmente tem início quando os pelos pubianos e os pelos das axilas começam a crescer. O crescimento é relativamente mais rápido no início da puberdade (antes do início dos períodos menstruais) e atinge o ápice aproximadamente aos 12 anos de idade.