Quando o gelo derrete é uma transformação química?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O derretimento do gelo é um exemplo de transformação física da matéria. A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido.

Isso significa que o gelo tem a mesma constituição da água líquida. Não houve uma reação química, mas sim uma transformação física, suas moléculas simplesmente ficaram mais juntas umas das outras no estado sólido e mais afastadas no estado líquido.

Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias. A fumaça e o calor produzidos em uma fogueira são evidências de que ocorreu uma transformação.

As mudanças de estado físico (fusão, vaporização, sublimação, solidificação e condensação) são exemplos de transformações físicas pois não há formação de novas substâncias.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

Minúsculas bolhinhas de água começam a se mover dentro da pedra de gelo e então toda a água sólida sofre uma transformação, a passagem do estado sólido para o estado líquido. Quando o gelo estiver quase todo derretido, verifique novamente a temperatura, esta deve estar a 0°C até que todo o gelo derreta.

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa.

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros. A corrente elétrica consiste no deslocamento de cargas elétricas, sob a forma de eletrões (carregado...

O ponto de fusão da água é de 0ºC. Uma situação simples que exemplifica esta mudança de estado físico é o derretimento do gelo. Nesse processo, quando se tira o gelo do congelador, a temperatura da água aumenta e ao ultrapassar 0ºC ela passa para a fase líquida.

As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.

Quando falamos sobre uma transformação física, nos referimos às situações em que pode haver uma mudança nas propriedades da substância, mas não temos uma mudança na composição dela. Enquanto em uma transformação química, você realmente tem uma mudança na composição.

A ocorrência de uma reação química pode ser identificada, também, por alterações em propriedades organolépticas, como cor, sabor e odor. As reações químicas são regidas pelas leis ponderais, as quais explicam o aspecto quantitativo das reações.

Nas transformações reversíveis o material pode voltar a ser como era antes de ser transformado, o caso da água; já nas transformações reversíveis não há possibilidade do material retomar ao que era antes, o ocorre quando colocamos fogo em folha de papel ou mesmo cozinhamos um ovo.

As transformações químicas são representadas por equações químicas, através dos símbolos dos elementos e fórmulas das substâncias, que são aceitos internacionalmente. As letras entre parênteses indicam o estado físico das substâncias: (g) gás; (l) líquido; (s) sólido; (aq) em solução aquosa.

Por exemplo, quando o ferro transforma-se em ferrugem, temos uma transformação química ou uma reação química, pois há uma mudança de substância. Por outro lado, quando não há mudança da substância, temos uma transformação física.

Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição. Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas. Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar.