Quando o justo se cala?

Perguntado por: exisco8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para o triunfo dos maus , basta que os bons se cale.

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2.

2 Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme. 3 O homem que ama a sabedoria dá alegria a seu pai, mas quem anda com prostitutas dá fim à sua fortuna. 4 O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.

As pessoas justas são fortes, vivem da fé. Têm uma sabedoria e uma espiritualidade incríveis. Por isto é que sempre são perseguidas, questionadas e difamadas.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Muitas pessoas passam a vida atrás de riquezas, mas muito mais importante do que ouro e prata é a sabedoria que vem dos céus. “então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

4 O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de subornos a destrói. 5 O homem que alisonjeia seu próximo arma uma rede aos seus passos. 6 Na transgressão do homem mau há alaço, mas o justo jubila e se alegra. 7 Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o ímpio não toma conhecimento disso.

28:2 Corrida pelo poder
Em um período de pouco mais do que dois séculos, Israel, por causa de sues pecados teve nove dinastias, cada uma dessas depois da primeira foi inaugurada por um assassinato. Em três séculos e meio, Judá, por causa de Davi, teve somente uma dinastia.

O que justifica o ímpio e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro. De que serviria o preço na mão do tolo para comprar a sabedoria, visto que não tem entendimento? Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.

16 Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.

2 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

31 Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória.

21 O que segue a justiça e a benevolência achará a avida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua aconfiança. 23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba.

30 Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que ateme ao Senhor, essa será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.

Ou seja, o “injusto” é o indicativo daquele que transgride a lei; daquele que toma mais do que aquilo que lhe é devido, ou aquele que não é equitativo. E “justo” é aquele ou aquilo que é o oposto ou age opostamente ao injusto, quer dizer, aquilo que é legal ou equitativo.