Quando os dois são tóxicos?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4 / 5 8 votos

No relacionamento tóxico, há a dependência no outro parceiro que envolve o financeiro, o emocional e o físico. Desse modo, o agressor faz a vítima acreditar que não tem habilidade para fazer qualquer coisa. Por exemplo, a pessoa não consegue concluir uma meta pessoal ou terminar o relacionamento.

Um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada. Em um relacionamento abusivo existe uma frequência de comportamentos, tornando-se um ciclo de abusos.

De acordo com a especialista, entre os danos causados por uma relação tóxica estão a perda da confiança, insegurança, ansiedade, quadros depressivos e queda na autoestima, sintomas que afetam a vida do indivíduo como um todo, podendo prejudicar suas relações familiares, situação financeira e até mesmo sua rotina ...

  • Acabou a confiança mútua. ...
  • Não há sinais de cumplicidade. ...
  • O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  • Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  • Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  • O sexo também é danoso. ...
  • O amor acabou.

Elas têm baixa autoestima
A pessoa com baixa autoestima não acredita ser boa o suficiente nem merecer coisas boas. Elas são mais suscetíveis a relacionamentos tóxicos uma vez que as manipulações emocionais do parceiro abusivo satisfazem as suas necessidades emocionais até certo ponto.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

Ele se esquiva
Ele também não vai querer suas coisas na casa dele e sempre vai te devolver caso você esqueça casualmente algo. Ele não quer fazer nada que dê a entender que o relacionamento está fazendo progresso porque, na mente dele, não há relacionamento.

Os 10 principais indícios são:

  1. Esgota. Ao invés de se sentir realizada, produtiva e feliz, você sempre está emocionalmente e fisicamente esgotado.
  2. Acaba com a autoestima. Se você está com alguém que nunca reconhece o seu valor, será difícil reconhecê-lo também. ...
  3. Tudo é motivo de drama. ...
  4. As críticas são constantes.

Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade
Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

Às vezes o relacionamento esfriou porque um dos dois pode estar se sentindo sufocado. Isso pode ser causado por uma série de cobranças de uma das partes ou porque simplesmente sentem falta de mais liberdade. Também pode demonstrar que o casal está em sintonias diferentes, um quer demais enquanto o outro quer de menos.

Se o seu parceiro nunca consegue encontrar tempo suficiente para você, mas está sempre pronto para sair com os amigos, encare isso como um sinal de que ele não está muito interessado na relação. Quando você realmente quer estar com alguém, encontra tempo para que isso aconteça.

A seguir, apresentamos os principais motivos. Baixa autoestima: pessoas que não acreditam em si mesmas e que não têm amor-próprio podem manter uma relação tóxica por pensar que não merecem nada melhor. Essas pessoas têm um complexo de inferioridade que faz com que aceitem tudo o que o outro impõe.

Aceitar e aprender a deixar a ir. Não saber terminar um relacionamento pode implicar um forte apego pela outra pessoa. Também pode ser um sinal de não sabermos estar com nós mesmos, fruto de um profundo medo de estar sozinho. Mas então, como enfrentar o momento em que o outro diz que não quer mais continuar conosco?