Quando se aplica a crase?

Perguntado por: acalixto7 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

A crase é o fenômeno da contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" e com certos pronomes cuja letra inicial também é o "a". O fenômeno da crase é indicado ortograficamente através do uso do acento grave. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

A crase não deve ser usada nas seguintes situações:

  • antes de palavras masculinas;
  • antes de verbos;
  • antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);
  • antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase. Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida.

Ricardo vai à praia. A Preposição “a” é exigida pela regência do Verbo “ir” (quem vai, vai a algum lugar) e o Artigo “a” acompanha o Substantivo “praia”. Assim, a Crase ocorre devido à união dos sons de duas vogais iguais mas que exercem funções sintáticas diferentes (uma é Preposição e a outra é um Artigo).

Fique atento porque sempre ocorre crase nos casos a seguir: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente; à medida, à vontade, à disposição, à moda de, à maneira de, etc.

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

A dica é: se você diz “vou a” e volto da” para um mesmo lugar, deve-se utilizar a crase. Exemplo: Vou à Bahia,volto da Bahia / Vou à Serra Gaúcha, volto da Serra.

Em locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas
Nas situações em que aparecem locuções adverbiais/prepositivas/conjuntivas femininas sempre será utilizado o acento grave. Como em: “Às vezes, o medo é o nosso maior inimigo!”, “Saímos à tarde”, “Experimente nossa pizza à moda da casa”.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

antes de palavras femininas; na indicação de horas; nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas; antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

A crase somente é usada quando além da preposição, há artigo definido "a". Uma a uma. - Não se usa crase antes de artigos indefinidos (neste caso, “uma”). Isso porque a crase sinaliza apenas a contração da preposição “a” com o artigo definido “a”.