Quando usar te exemplos?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Usa-se o 'te' como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição: “Passei a noite procurando-te." Usa-se o 'ti' quando o argumento de um verbo, ou seja, o complemento de verbo necessita de preposição (a / para): "Os meus agradecimentos são exclusivos a ti".

Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO.

Pronomes são palavras que substituem ou acompanham os substantivos, indicando as pessoas do discurso. Quando nos comunicamos, podemos identificar três pessoas envolvidas: quem fala (1ª pessoa), com quem se fala (2ª pessoa) e de quem ou do que se fala (3ª pessoa).

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Pessoa com que se fala - informal:

  1. tu. Exemplo: Você quer uma fatia de bolo? ...
  2. o senhor, a senhora. ...
  3. alguém, uma pessoa, um indivíduo, um homem, uma mulher. ...
  4. cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê. ...
  5. vossemecê, vosmecê, vossa mercê.
  6. Não encontrou o sinônimo que procurava?

A forma correta é entre mim e ti. Entre tu e eu está errado. Sempre que se utiliza a preposição entre, devem ser usados pronomes pessoais do caso oblíquo. Assim, mim e ti estão corretos porque são pronomes pessoais oblíquos tônicos e eu e tu estão errados porque são pronomes pessoais retos.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

  1. trilogia. trio.
  2. trinca. trio.

Rigorosamente, consigo só poderia ser "com si mesmo". Assim sendo, falar "consigo mesmo" seria redundante, uma espécie de pleonasmo, mas não pode ser considerado um erro. O uso dos pronomes "mesmo" e "próprio" caracteriza, portanto, um reforço.

Quais são os Pronomes?

  • O que são Pronomes Pessoais;
  • O que são Pronomes Possessivos;
  • O que são Pronomes Demonstrativos;
  • O que são Pronomes Interrogativos;
  • O que são Pronomes Relativos;
  • O que são Pronomes Indefinidos.
  • O que são Pronomes ou partículas expletivas (ou de realce)

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.

Jamais o procurei ou jamais procurei você. Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).

No presente do subjuntivo, o verbo dar é flexionado assim: dê, dês, dê, demos, deis, deem. Note que o acento permanece nas pessoas do singular, já que a palavra se encaixa na regra de acentuação de monossílabos tônicos (terminadas em a, e e o são acentuados, seguidos ou não de s).

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.