Quando vai acabar o petróleo no Brasil?

Perguntado por: ofigueiroa3 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Assim, é possível adiar o esgotamento dos poços, possível para o próximo século. Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067.

Entretanto, a realidade não é tão preocupante quanto parece. Isso porque as reservas de petróleo atuais, devem durar pelo menos mais 50 anos, sendo que é importante destacar que os preços internacionais do petróleo variam conforme as estimativas de reservas comprovadas.

O mercado aguarda mais investimentos em energias renováveis e outras tecnologias relacionadas a transição energética. O mercado também aguarda uma possível redução de desinvestimentos, incluindo a venda de refinarias e ainda a venda planejada da participação na Braskem.

O equilíbrio no mercado de petróleo vai continuar apertado em 2023. De acordo com projeções da Opep, organização que reúne os países exportadores de petróleo, a demanda vai superar a oferta em 1 milhão de barris por dia no ano que vem.

Quando o petróleo é extraído, os poros da rocha são preenchidos pela água e a expansão do gás. Caso o gás também seja retirado, a água vai ocupando todos os espaços.

Edwin Drake

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.

Em geral suficiente para o carro rodar somente elétrico no dia-a-dia. Se o motor a combustão for alimentado com álcool, a solução passa a independer do petróleo.

Certo é que o petróleo é um recurso não renovável, portanto esgotável, mas quando se esgotará ainda é incerto, por dois fatores determinantes: a capacidade de descobrir novas reservas, e o comportamento da demanda, não apenas como fonte de energia, mas também como insumo para a indústria petroquímica e de fertilizantes ...

As condições geológicas que eventualmente criaram petróleo, aconteceram a milhões de anos atrás, quando plantas, algas e plâncton flutuavam nos oceanos e mares rasos. Esses organismos afundaram no fundo do mar, ao final de seu ciclo de vida.

Substituir o petróleo levará ao menos 20 anos, diz pesquisador de Stanford | Exame.

A queda ocorreu após a Petrobras atingir, em 21 de outubro de 2022, o maior valor de mercado da história: R$ 520,6 bilhões. Nesta quarta, a estatal fechou o dia valendo R$ 301 bilhões, o que representa um tombo de mais de 42% no período.

Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras; pronunciado Petrobrás) é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista.

Agora, a empresa vai se chamar Vibra Energia. A mudança foi anunciada ontem pelo presidente da companhia, Wilson Ferreira Junior. Segundo ele, a intenção da empresa é fazer uma transformação total e ser vista como uma companhia de energia de baixa emissão de carbono.

Demanda reativada, fornecimento controlado
Do lado da demanda, estamos vendo uma reativação da economia e da mobilidade após o impacto da covid-19, então após termos experimentado a maior queda registrada no ano passado na demanda por petróleo, este ano nós provavelmente registraremos o maior aumento", afirma.

Preço do barril de petróleo
Já em 2021, conforme as restrições impostas pela pandemia foram diminuindo, a demanda por petróleo voltou a subir e os preços também. Com o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, e as sanções impostas à Rússia, houve novamente um aumento no valor do petróleo.

Opep corta previsão de demanda de petróleo e alta do PIB global para 2022 e 2023.

1° – Venezuela
A Venezuela, país vizinho do Brasil, é detentor de 18% do total de reservas provadas de petróleo e possui 303.8 bilhões de barris. Em 2021, foi anunciado que a produção diária de barris de petróleo da nação alcançou a marca de 1 milhão de unidades.

Alguns países têm quantidades muito maiores do que outros. A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície.

A resposta para o título é simples: talvez. Isso porque, por mais que o petróleo esteja em seu quintal, ele não é seu. De acordo com o artigo 20, inciso IX da Constituição Federal[1], são bens da União os recursos minerais, inclusive os do subsolo.

O óleo diesel é o principal combustível comercializado no mercado brasileiro.