Qual é o estado que mais produz petróleo no Brasil?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A bacia de Santos é atualmente a maior produtora de petróleo do Brasil, seguida pela bacia de Campos. O principal estado produtor é o Rio de Janeiro.

Atualmente, o campo de Tupi, da Petrobras, na bacia de Santos, é o principal produtor do país, com produção de 1,17 Mboe/d (milhão de barris de óleo equivalente por dia) em fevereiro. Em seguida, vêm os campos de Búzios (690 mil boe/d), Sapinhoá (232 mil boe/d), Roncador (147 mil boe/d) e Jubarte (141 mil boe/d).

Atualmente, o Brasil é o 9º maior produtor de petróleo no mundo, mantendo-se na mesma posição de 2020. Estados Unidos, China, Rússia e Canadá foram responsáveis por quase metade da produção mundial total.

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida. A produção de petróleo é mais incerta e arriscada, por isso a margem de lucro é maior.

Refinaria Henrique Lage (Revap)

A Bacia de Santos é hoje a maior produtora de petróleo e gás natural do Brasil – com potencial promissor de crescimento pelos próximos anos.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Maior unidade de processamento de petróleo da Petrobras, a Refinaria de Paulínia (Replan) registrou em outubro recorde na produção do diesel S-10. Foram 3,382 milhões barris do combustível, superando a melhor marca anterior, de julho de 2021, com 3,196 milhões de barris.

A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície.

Os principais países produtores de petróleo são as nações que contam com a produção de uma grande quantidade desse combustível fóssil. Hoje os maiores produtores de petróleo no mundo são: Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia.

Barril : Unidade de medida de volume, equivalente a 158,98 litros, ou 0,15898 metro cúbico (m3). Barril de óleo equivalente (BOE) : unidade utilizada para converter um volume de gás natural em um volume de óleo.

EUA e Rússia são responsáveis por 40% da produção mundial.

"A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos têm capacidade ociosa, mas se recusam a aumentar a produção por conta própria", diz Kate Dourian. "Eles não querem ser ditados pelo Ocidente.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina. Então vende-se esse petróleo, que lá fora ele serve para produzir outras coisas e acabamos tendo de comprar a gasolina”, finalizou o economista.

O motivo apontado é a alta de preços no Exterior. Diferente da gasolina, a oferta do diesel está menor, enquanto a demanda aumenta, assim como a perspectiva de consumo. Os Estados Unidos são grandes fornecedores. O Brasil importa 30% do que consome.

A referência mundial de qualidade do óleo é o tipo Brent, negociado em Londres, e o WTI, negociado em Nova York. Ambos são leves e servem como base para calcular o preço do petróleo de diversas reservas.

Em 2021, foram importados 163 mil barris/dia de petróleo, o equivalente a 9% de todo o volume processado nas refinarias brasileiras, mesmo tendo o país vendido 1,3 milhão de barris diários no mercado externo.

Edwin Drake

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.