Quando viro o pescoço faz barulho?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos".

O zumbido, também conhecido como tinnitus ou tinido, é definido como um som nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de uma fonte externa. Ele não é uma doença, mas sim o sinal de que alguma coisa está errada.

Quando os estalos no pescoço se tornam um hábito compulsivo, deve-se procurar auxílio médico. Entretanto, o principal sinal de preocupação é a dor. O edema articular também é uma forma de alerta. Diante disso, o ideal é que se consulte um médico especialista, geralmente um ortopedista ou um fisiatra.

A maioria dos estalos produzidos são inofensivos, no entanto deve estar atento caso eles se tornam persistentes e repetitivos. Este estalo ocorre com bastante frequência nas consultas de osteopatia, sobretudo quando se recorre a técnicas de manipulação para melhorar a mobilidade articular como forma terapêutica.

A rigidez na nuca pode ser causada por um problema muscular, como espasmo do músculo cervical que acontece depois de um entorse. Isso pode acontecer em decorrência de exercício físico praticado de forma incorreta ou mesmo posição incorreta na cama durante o sono, como travesseiro não adequado.

O estiramento do pescoço pode produzir a dissecção das artérias, causando problemas no fluxo de sangue cerebral e, consequentemente, o derrame.

O som de "crec" quando se estala o pescoço e os dedos não vem de uma quebra de ossos ou algo mais grave.

Esta doença é chamada de artrose primária quando motivada por fatores genéticos, ou artrose secundária quando relacionada com o envelhecimento, problemas posturais, acidentes, stress ou outras doenças. O problema das artroses nas vértebras cervicais é uma patologia muitas vezes associada ao envelhecimento natural.

Sintomas da Artrose na Coluna
Os sintomas podem variar, sendo comum a dor na região cervical (pescoço), torcicolos, dor irradiando para escápulas, ombros, braços e mãos, até mesmo dor ou dificuldade para engolir (disfagia).

As medicações que podem ser recomendadas para quem sofre com o zumbido no ouvido incluem: Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina para aliviar os sinais de depressão e ansiedade decorrentes do zumbido no ouvido.

Algumas pessoas possuem a mania de estalar o pescoço e os dedos sempre que podem: seja para aliviar algum desconforto ou pela sensação prazerosa.

“O hábito de estalar o pescoço pode causar fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos, além de ser uma prática que pode indicar algum tipo de mania ou tique”, comenta.

Os bicos de papagaio ou osteófitos (termo médico) são saliências ósseas que crescem junto à coluna ou à volta das articulações. Têm este nome porque se assemelham muito, no raio-X, aos bicos de um papagaio. São mais comuns na zona da cervical e lombar, mas podem desenvolver-se noutras articulações.

A ansiedade e o estresse podem estar presentes na dor de cabeça, dor no pescoço e na face, estalos, bruxismo e na dor da ATM, mas, é de longe a causa desses problemas. O estresse e a ansiedade por provocarem tensão nos músculos e articulações, podem piorar ou iniciar uma crise de dor musculoesquelética existente.

Pressão na cabeça e zumbido são sintomas associados a diversos tipos de disfunções e patologias, como Enxaqueca Vestibular, infecções (como a Labirintite), alterações cardiovasculares, desordens funcionais (como a Disfunção Temporomandibular), alterações na coluna cervical, entre outras causas.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.