Quantas cilindradas tem uma scooter elétrica?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O motor não pode exceder 50 cilindradas — no caso de motos elétricas, o único limitante é a máxima de 50 km/h. Se alguém sem ACC ou CNH do tipo A for flagrado em trânsito recebe multa de R$ 880,41 e ainda pode responder criminalmente.

Em sua maioria são equipadas com motores de baixa cilindradas, entre 100 cm³ e 125 cm³, visando a economia de combustível.

Sendo assim, as motos elétricas podem circular tanto nas vias de trânsito local, quanto nas rodovias, desde que obedeçam às regras de trânsito aplicadas para as motocicletas. Dessa forma, é possível andar com motos elétricas na rua.

Cuidados com a scooter elétrica na chuva
Como você já viu, a scooter elétrica pode molhar, mas é recomendado que você evite passar com a sua moto por lugares muito alagados.

A eletricidade está chegando as motos, e bom exemplo disso são as máquinas da Voxan, que desenvolveu a moto elétrica Wattman, a mais potente do planeta. São 203 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque máximo. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 12,8 kW/h de íons de litium.

Sim! O Contran exige que todos os cicloelétricos e ciclomotores sejam emplacados. Segundo a lei, pilotar uma moto elétrica sem emplacamento – após o prazo de 15 dias da emissão da nota fiscal da compra – é irregular.

Condutor inabilitado, scooter sem placa e licenciamento, falta de acessórios de segurança, como capacete, e até mesmo veículo sem qualquer homologação por parte das autoridades de trânsito são motivos para o recolhimento aos pátios, não importa se rodando nas ruas ou em ciclovias, onde são proibidas de circular.

6 Elektra 2.0 Sport – R$ 14.900
É a sexta mais barata do Brasil. A linha segue com a 2000W Clássica (R$ 15.900), com motor de 2 kW, autonomia de 45 quilômetros e máxima de 55km/h. Já a versão 3000W Clássica (R$ 18.900) traz motor de 3 kW, autonomia de 40 quilômetros e máxima de 75km/h.

Este tipo de veículo pode circular tanto nas vias de trânsito local, quanto nas rodovias, desde que obedeçam às regras de trânsito aplicáveis para as motocicletas. Ou seja, velocidade máxima de 110km/h nas rodovias de pista dupla e 100km/h nas rodovias de pista simples.

Um dos destaques da XMax 250, para quem procura uma scooter maior, é seu motor. Com um cilindro, 250 cm³ e arrefecimento líquido, produz 22,8 cv de potência máxima a 7.000 rpm, além de um torque máximo de 2,5 kgf.m a 5.500 giros.

Motor mais potente, porém econômico
Mas, sem dúvida, a principal novidade da PCX 2023 é o motor maior.

Neste sentido, uma scooter elétrica, com bateria de lítio, possui vida útil de até 2 mil ciclos completos de carga. Por ela durar cerca de 60 km, podemos perceber que a sua duração total é de 120 mil km. Inclusive, ciclo completo é quando a sua carga vai de 0 a 100%.

USO PRÁTICO – Para iniciantes as scooters são mais fáceis, tanto por serem motos automáticas como por serem em geral mais baixas. Além disso são compactas e mais fáceis de estacionar. Já as motos, são mais indicadas para uso intenso, para o trabalho ou para trajetos mais longos.

Sim, é possível viajar de scooter e há, inclusive, bons motivos para isso, com esse tipo de moto. As scooters são bem econômicas, práticas, fáceis de pilotar e estacionar e, ainda, contam com espaço suficiente para guardar o capacete.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido pilotar motos usando chinelo, sandálias que não ficam presas aos calcanhares e salto alto.

Encarar o trânsito é a única forma de vencer o medo. Comece devagar, andando em baixa velocidade e sempre pelo lado direito. “Tem que estar atento a tudo, olhar o que está na frente e o que está distante ao mesmo tempo. Moto pode e deve andar no 'espaço dos carros'.

Mas quando nos referimos ao mercado atual, podemos dizer que a velocidade de uma moto elétrica no Brasil pode chegar a 120km/h. Esta é a velocidade máxima que a moto elétrica mais veloz do país, a EVS Street da Voltz, pode atingir. Este modelo, inclusive, pode ir de 0 a 60km/h em apenas seis segundos.

Com 150 cavalos de potência e uma bateria de 18 kWh, a V21L é capaz de atingir 275 km/h e tem um alcance de sete voltas, tempo de duração das competições da MotoE. Apesar de um alcance baixo, o papel da própria competição e desses protótipos é evoluir a tecnologia de veículos elétricos.