Precisa de CNH para Pilotar scooter elétrica?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Sim! É necessário ter habilitação para guiar uma scooter elétrica. Inclusive, existem duas categorias que esse tipo de condutor se encontra: categoria A ou a categoria ACC. Isso porque desde abril do ano passado, passou a vigorar o novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Possuir registro e licenciamento; O condutor precisa ser maior de 18 anos; O condutor deve, estar devidamente habilitado na categoria A ou possuir a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), quando a moto elétrica estiver equiparada com ciclomotor; Possuir capacete (o uso é obrigatório).

Desse modo, não existe um tipo de moto que não precisa de habilitação para dirigir. Isso porque, todas elas exigem que o condutor possua CNH A ou a Autorização para Conduzir o Ciclomotor (ACC). Contudo, vale ressaltar que apenas as bicicletas elétricas e tradicionais não se encaixam nessa regra.

para condutor que deseja se habilitar na categoria B, que não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada ao veículo: R$ 1.390,83; para condutor deseja se habilitar para conduzir ciclomotor (ACC), que não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada ao veículo: R$ 608,82.

ACC habilita o candidato a dirigir apenas ciclomotor. Se você ainda não é habilitado e, além de conduzir ciclomotor, pretende conduzir carro (categoria B) o documento de habilitação a ser obtido é a Permissão para Dirigir (1ª habilitação).

É necessário ter habilitação para guiar uma scooter elétrica. Inclusive, existem duas categorias que esse tipo de condutor se encontra: categoria A ou a categoria ACC. Isso porque desde abril do ano passado, passou a vigorar o novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Por isso, houveram algumas mudanças.

São veículos de duas ou três rodas, de até 50 cc e máxima de 50 km/h, com motor de combustão interna.

O que é? O processo de habilitação para a obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terá início com a abertura do serviço nos CFCs (Centros de Formação de Condutores).

Afinal, motos 50cc precisam de CNH? Para pilotar as cinquentinhas, tratadas como ciclomotores pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nunca foi necessário a CNH.

Todos os veículos que se enquadram como motocicletas ou motonetas necessitam de CNH categoria A. Para os ciclomotores há uma autorização para condução de ciclomotor (AAC), mas quem possui CNH A também pode conduzir.

O interessado à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) deverá preencher o formulário de inscrição inicial e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O cadastro também pode ser feito pessoalmente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), na Ciretran, ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

A prova teórica do Detran para quem deseja ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) é realizada após o curso teórico-técnico de formação do motorista.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.

O que é? Cadastro da solicitação de abertura do processo de obtenção da primeira habilitação para conduzir ciclomotores - categoria "ACC". Destinado ao condutor que deseja exclusivamente ciclomotores ou cicloelétricos.

O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letraD”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).