Quantas claras se pode comer por dia?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

As claras dos ovos são desses ingredientes enaltecidos por quem quer trincar os músculos. Utilizar essa parte do alimento seria vantajoso porque ela proporciona um bom montante de proteínas – a principal matéria-prima de bíceps, tríceps e afins–, e ainda contém poucas gorduras.

Toda refeição é importante, porém o dito popular é que o café da manhã é primordial, afinal, é o momento que você quebra o jejum. Incluir ovos na sua refeição matinal pode ser uma ótima opção, pois eles podem tornar a sua alimentação mais saudável e, ainda, ajudar a alcançar alguns objetivos.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

A clara do ovo é composta basicamente de proteína, chamada albumina muito utilizada para ganho de massa muscular. A proteína tem várias funções no organismo, entre elas: Promover crescimento, enzimas, transporte de nutrientes (sangue), hormônios, sistema imune, secreções, entre outros.

É isso mesmo! Ao contrário do que se escuta por aí, não há contraindicações para o consumo do ovo — exceto para quem tem alergia a esse ingrediente. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.

Existem 6 g de proteína em um ovo grande e 3,6 g são encontrados na clara do ovo. Isso é muita proteína!

  • Frutas vermelhas. Elas possuem antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações e na recuperação muscular após os treinos. ...
  • Kiwi. Ele contém antioxidantes que atuam rapidamente na promoção da perda de gordura. ...
  • Banana. ...
  • Abacate. ...
  • Mamão.

Posso comer ovo todos os dias? Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

De acordo com a nutricionista, o consumo exagerado de ovos pode contribuir para exceder as recomendações diárias de proteínas, o que pode desequilibrar em longo prazo as funções renal e hepática.

Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.

Tanto a clara como a gema são ótimas fontes de nutrientes. Os estudos divergem muito sobre qual parte é a mais vantajosa para a saúde. Ainda assim, a clara acaba sendo mais indica para o consumo por conter um valor calórico mais baixo. Porém a gema não deve ser deixada de lado, pois tem benefícios para a saúde.