Quantas Figuras de pensamento existem?

Perguntado por: epadilha3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando alteramos o campo semântico e os sentidos das palavras e expressões, criamos as Figuras de Pensamento, uma das quatro classificações das Figuras de Linguagem. As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.

Figuras de pensamento são caracterizadas por termos ou expressões empregados em sentido figurado e atrelados ao campo do pensamento, ou seja, da ideia. As figuras de pensamento estão atreladas ao campo das ideias, do pensamento.

As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.

As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Professora, quais são as figuras de linguagem que mais são cobradas no ENEM? São muitos os usos figurativos que podemos fazer da linguagem, mas sabemos que algumas figuras aparecem mais, são elas: metáfora, comparação, metonímia, sinestesia, eufemismo, personificação, silepse, pleonasmo, hipérbole, paradoxo e ironia!

ironia (inversão); antítese (convivência de opostos); paradoxo (opostos que juntos prejudicam a coerência);

Por exemplo, pode-se mencionar o pensamento dedutivo (que vai do geral a particular), o pensamento indutivo (vai do particular ao geral), o pensamento analítico (consiste na separação do todo em partes que são identificadas ou categorizadas), o pensamento sistêmico (uma visão complexa de múltiplos elementos com as suas ...

Junto às figuras de palavras ou semânticas, figuras de construção ou sintaxe e as figuras de som ou harmonia, ela faz parte das figuras de linguagem. As figuras de pensamento geralmente possuem um sentido simbólico, conotativo.

Figuras de linguagem são palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa. Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo.

Sinestesia: é uma figura de palavras na qual utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. leva-me os olhos por dentro de suas pétalas. Agora, analise mais alguns exemplos: Dirigiu-me um comentário duro e amargo.

Paradoxo é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se figura de linguagem com conceitos amplos que abarcam diferentes áreas do conhecimento. Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.

3) Pensamento Analítico: Com esse pensamento conseguimos entender melhor qualquer situação em que estamos, além de conseguir classificar e organizar a realidade para processa-la da melhor forma possível.

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

A apóstrofe é apenas uma das figuras de pensamento da Língua Portuguesa. Essas figuras fazem parte da classificação de figuras de linguagem, usadas para destacar contextos e chamar a atenção do leitor. Na personificação ou prosopopeia palavras referentes aos seres humanos são usadas para caracterizar seres inanimados.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

A sinestesia ocorre quando se constrói uma expressão que mistura duas sensações diferentes entre aquelas percebidas pelos órgãos sensoriais. Tinha olhos bem pretos, quentes e doces. Na frase, temos a mistura da visão (“bem pretos”) com o tato (“quentes”) e o paladar (“doces”) para descrever os olhos de alguém.