Quantas horas por dia pode usar o fone de ouvido?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Por isso, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia, segundo a OMS.

Mantenha a intensidade do som em no máximo 50% da capacidade do equipamento; Evite utilizar os fones em locais barulhentos. Na tentativa de sobrepor o ruído externo você pode acabar extrapolando a intensidade segura para sua audição.

O volume máximo dos fones de ouvido é 105 a 110 decibéis. E o ouvido pode começar a ter danos se você passar mais de duas horas com nível acima de 85… No volume máximo, pode começar a causar danos em 5 minutos! Um dado importante: 1 hora por dia, com fone acima de 88db, corresponde à perda de 5% da audição em 5 anos.

Enfim, concluímos que os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído. E o título de piores vai para os supra-auriculares e os auriculares sem cancelamento ativo de ruído.

Pode prejudicar a audição no longo prazo
Lembre-se que estes acessórios nada mais são do que pequenos alto-falantes posicionados direto no ouvido. Por isso, ouvir música em volume excessivo por longos períodos pode provocar lesões permanentes no nervo auditivo.

Apesar da grande utilidade e praticidade dos fones, é preciso saber que sim, usá-los de forma errada ou exagerada pode causar surdez. Mas a pergunta que fica é: ”Como os fones de ouvido podem danificar minha audição?” A resposta é simples, não são os fones e sim o volume que traz problemas para o nosso organismo.

A pesquisa da perda auditiva nos adultos é bastante simples e pode ser realizada através de um exame chamado audiometria tonal e audiometria vocal. Neste exame, o paciente é colocado dentro de uma cabine com isolamento acústico usando um fone de ouvido.

Descanse os ouvidos
Quando nossos ouvidos ficam expostos por muito tempo em ambientes ruidosos (shows, casas noturnas, bares, etc.) é importante descansar os ouvidos. Sempre que possível deixe o local e vá para o lado de fora por 5 minutos para dar um descanso aos seus ouvidos e potencializar os cuidados com a audição.

O fone de ouvido melhora a experiência do usuário em muitas situações. Com um fone de ouvido você pode assistir filmes, trabalhar e participar de reuniões sem interrupção, atender ligações e até mesmo participar de jogos sem ter interferência externa.

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

6 exercícios para melhorar a audição que você precisa conhecer

  1. Pratique o reconhecimento de sons. ...
  2. Trabalhe o seu foco em lugares ruidosos. ...
  3. Melhore a sua audição com atividade física. ...
  4. Tenha cuidado com os fones de ouvido. ...
  5. Insira alimentos ricos na sua dieta. ...
  6. Cuide do seu canal auditivo.

120 dB

Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno. Estar exposto a níveis sonoros superiores a 90 dB por mais de 4 horas já é altamente prejudicial.

Segundo a especialista em saúde do ouvido, Tanit Sanchez, os fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição. É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta e não dormir com o fone no ouvido.

Quando a causa é desconhecida, cerca de metade das pessoas recupera a audição normal, e a outra metade a recupera parcialmente. A melhora, quando é alcançada, geralmente ocorre dentro de 10 a 14 dias.

Os fones com graves potentes têm assinatura em V, que significa graves e agudos pronunciados e médios recuados.

Isso porque, de forma geral, os fabricantes de aparelhos auditivos recomendam que os indivíduos não os usem quando estiverem expostos à chuva.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Quando diminuí, parou”, disse a jovem. Outro dado da Organização Mundial de Saúde indica que usar fones de ouvidos por mais de 90 minutos por dia pode aumentar a chance de zumbido ou perda da audição em um período de até cinco anos, isso se for utilizado o volume de médio a alto.

Mito. Além do usuário perder qualidade do áudio, visto que deixará de ouvir com clareza alguns instrumentos e até mesmo tons, o uso do fone de forma unilateral pode causar a labirintopatia, também conhecida como doença do labirinto, que costuma causar bastante tontura.