Quantas marchas tem uma moto?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Nas motos, o sistema de transmissão costuma se configurar por 4 a 6 marchas. A troca da marcha de uma motocicleta se dá pelo pedal ao lado esquerdo do piloto. O funcionamento é bem simples: movimentando o pedal para cima, a marcha sobe; e.

Com 6 marchas, o câmbio da Honda CB Twister possui engates precisos que geram menos esforço do motor e garantem economia de combustível, além de um excelente desempenho na pilotagem.

Royal Enfield Himalayan. Inspirada nos modelos clássicos de moto, a Himalayan possui 411 cilindradas e um câmbio de 5 marchas, perfeito para quem deseja pilotar on e off road.

Normalmente, a primeira marcha da moto fica para baixo, enquanto as outras marchas ficam para cima no seletor. O ponto morto costuma ficar entre a primeira e a segunda marcha. Lembre-se de que a moto precisa estar em ponto morto para que você possa ligá-la.

O piloto troca as quatro marchas sem acionar a embreagem. Esta característica agrada muito o público iniciante, porque é uma preocupação a menos. O que também contribui para o sucesso da Honda Biz 125 é a impressionante economia de combustível do motor flex.

Honda cg 125 4 marchas.

O modelo conta ainda com câmbio de cinco marchas de engates e embreagem com acionamento preciso. O conforto é uma das características da CG 125 Fan, de acordo com a fabricante.

Honda Biz 125 2023: motor e detalhes
Ele é flex e entrega até 9,2 cv de potência e 1,04 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio tem 4 marchas e a embreagem tem acionamento automático.

A transmissão é de cinco velocidades e a embreagem utiliza multidisco em banho de óleo.

Segundo especialistas, uma troca de marchas feita de forma correta e no momento certo proporciona várias vantagens. Uma delas é o melhor aproveitamento da força do motor, que gera mais economia de combustível, menos poluição e menor desgaste dos componentes do motor, câmbio e transmissão.

O torque é de 1,54 kgf. m (etanol) e 1,40 kgf. m (gasolina), a 7.000 rpm. O câmbio é sempre manual de 5 marchas.

O câmbio tem cinco velocidades e a embreagem de acionamento mecânico é do tipo multidisco em banho de óleo.

Os modelos mais novos da Honda Fan 160 indicam, no manual da fabricante, uma primeira substituição com 1.000 km e a partir da segunda a cada 6.000 km.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

1. Desça sempre engrenado. Descer a serra desengrenado, além de perigoso, é considerado uma infração de trânsito. A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade. É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

2ª marcha. A segunda marcha também é de força, mas sua resistência à velocidade é maior, chegando até 40km/h. Geralmente usada em ladeira, engarrafamentos e congestionamentos de fila lenta.

A resposta é sim, porém não é uma lei. O que acontece é que o nosso principal objetivo, ao colocar a moto no neutro, é evitar o desgaste da embreagem, do cabo e evitar acidentes.

Mantenha o equilíbrio da moto com o pé direito no chão e o esquerdo na pedaleira. Puxe a alavanca da embreagem e pressione a alavanca do pedal de câmbio para baixo. Agora, a transmissão está na primeira marcha. Solte a embreagem devagar e, ao mesmo tempo, acelere gradativamente.

Acione a embreagem para reduzir a velocidade.
Acione-a quando você começar a desacelerar para reduzir a marcha aos poucos. Embora a embreagem ajude a reduzir a velocidade da moto, ela não ativa as luzes de freio. Portanto, sempre acione os freios para mostrar aos outros motoristas que você está parando.