Quantas páginas tem uma monografia de Pós-graduação?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Já se for uma monografia de graduação ou pós-graduação, aí ela terá entre 20 a 35 páginas – às vezes terá umas 50 páginas. Este número de páginas varia porque depende do que você vai fazer no seu trabalho, um TCC que vai ter um estudo de caso (que geralmente tem bastantes tabelas e gráficos, vai ter mais páginas).

No TCC, há uma quantidade de laudas maior, então ele varia de 40 a 70 laudas.

15 páginas

O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.

Prepare a apresentação em slides
Claros e assertivos. Você vai precisar dedicar um tempo para isso. Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco.

A numeração das páginas começa a partir da primeira folha do trabalho (folha de rosto), excluindo-se a capa. A numeração apresenta algarismos arábicos nas páginas do texto, enquanto as folhas preliminares não são numeradas, mas contadas para efeito do sumário.

Para as pós-graduações stricto sensu, que abordam os mestrados, doutorados e afins, o TCC continua sendo obrigatório. Agora, para as pós-graduações lato sensu, também conhecidas como especializações, o Trabalho de Conclusão de Curso já não é mais obrigatório.

Como é o TCC na pós-graduação?

  1. escolha da área de pesquisa e do orientador;
  2. definição de um tema;
  3. estruturação do projeto;
  4. pesquisa e redação do trabalho (e atividades práticas ou de campo, se necessário);
  5. formatação do trabalho de acordo com as normas ABNT;
  6. defesa do projeto perante uma banca examinadora.

Vantagens de se fazer o TCC na pós
Pontuação adicional e ocasional em Provas de Títulos para editais de concursos com foco na área científica e de pesquisa; Enriquecimento do Currículo Lattes.

Apesar de não haver uma regra específica quanto ao número de páginas, um artigo é menor e mais conciso que uma monografia, propriamente dita, apresentando um sistema de formatação próprio e relativamente variável, de acordo com o objetivo do mesmo.

Tipos de monografia
Podemos citar a monografia de compilação, monografia de pesquisa de campo e por fim monografia científica por meio das características da monografia. A de compilação traz o pensamento de vários autores que tratam de um só tema.

A monografia é, de forma geral, a análise de alguma teoria de outro autor, que vai ser reforçada ou refutada, a partir do desenvolvimento da pesquisa. Ou seja, se discute apenas um tema. A monografia é um formato de TCC. O TCC de um curso de direito, por exemplo, é uma monografia.

40 páginas

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas.

Qual a diferença entre artigo e TCC? Um artigo científico tem uma estrutura mais simples e costuma exigir menos laudas do que um TCC. Além do que, no TCC é exigida uma parte "prática", ou seja, uma análise mais aprofundada dentro de um contexto criado pelo estudante, para apresentar.

Como fazer: passo a passo

  1. Escolha o tema. Esquema de escolha do tema do TCC. ...
  2. Planeje o seu tempo. Antes de começar o trabalho você precisa saber com quanto tempo pode contar. ...
  3. Monte a estrutura. Coloque no papel os pontos que serão abordados no seu trabalho. ...
  4. Entenda as normas antes de começar. ...
  5. Organize-se e inspire-se.

Usar gírias e palavrões
De forma alguma utilize gírias ou palavrões em sua apresentação de TCC, a banca espera sempre por alunos que utilizem uma linguagem estritamente formal, portanto, durante a apresentação do seu TCC é uma péssima hora para falar uma gíria ou um palavrão.