Quantas pós eu posso fazer?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Não há limites para quantos cursos você pode fazer, sejam eles graduações, especializações, MBAs e outras modalidades de pós.

Em termos gerais, sim, você pode fazer uma pós em qualquer área do conhecimento. O principal pré-requisito para se matricular em uma especialização é ter um diploma de graduação, seja ele bacharelado, licenciatura e tecnólogo, sendo assim, você pode se aventurar em outras áreas do conhecimento.

Pela lei, você só pode fazer duas faculdades simultaneamente nos seguintes casos: Cursando uma faculdade em uma universidade pública e o outra em universidade privada; Fazendo os dois cursos em uma universidade privada.

Pode ficar tranquilo: profissionais que têm pós-graduação recebem salários maiores. De acordo com uma pesquisa do Instituto Semesp, os especialistas, ou seja, colaboradores que são pós-graduados, chegam a receber até 150% a mais do que colegas que possuem apenas o diploma da graduação.

Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar um mestrado em qualquer área, quantas vezes quiser.

A vantagem de ter duas graduações está na possibilidade de desenvolver uma carreira profissional com conhecimentos de diversas áreas, onde uma complementa a outra. A pós-graduação, contudo, gera resultados a curto prazo e alinhados ao momento do mercado de trabalho.

Além disso, de acordo com o modelo padrão, a segunda graduação pode ser licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, assim como pode ser presencial, semipresencial ou 100% feito em EAD.

Segundo a Lei 12.089 de 2009, o aluno não pode ocupar duas vagas simultaneamente em uma instituição pública. Sendo assim, não é permitido cursar duas graduações na mesma instituição nem em universidades distintas.

Direito é o curso de graduação mais lucrativo.

A sigla em inglês MBA (Master in Business Administration) dá nome à pós-graduação lato sensu voltada para a Administração e à prática profissional, que trabalha, ao mesmo tempo, soft skills (competências) que são relevantes para tomadas de decisão e liderança.

Isso significa que quem é formado em pedagogia, por exemplo, pode fazer pós em psicologia. Assim como profissionais que cursaram administração, recursos humanos, enfermagem, entre tantas outras graduações existentes também podem fazer uma especialização nessa área.

Ao começar as aulas da pós-graduação, o estudante poderá ser chamado de pós-graduando. Mas, ao finalizar o curso, que poderá ter duração de 1 a 2 anos, o aluno terá o título de pós-graduado ou especialista.

Doutorado. Realizado após o mestrado, o doutorado é um curso de pós-graduação recomendado principalmente para quem deseja se aprofundar ainda mais e seguir na área de pesquisa científica ou acadêmica.

Em geral, as especializações têm uma duração de dois anos, equivalente as 360 horas estipuladas pelo MEC.

A escolha vai depender de qual caminho você quer seguir. Se gosta de dar aulas e de pesquisar, ter o título de mestre e depois de doutor é a melhor escolha. Já se você visa ao mercado de trabalho, o indicado são os cursos de pós lato sensu.

Falando sobre a diferença entre as duas modalidades, esses cursos têm práticas distintas e são voltados para públicos diferentes. Como visto, o MBA é destinado a pessoas que atuam na área de negócios, enquanto a especialização é direcionada para qualquer profissional que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos.