Quantas posições cirúrgicas existem?

Perguntado por: osiqueira6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Posição lateral; Posição dorso sacral/posição litotômica; Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos; Posição de cadeira de praia.

Quais são as posições cirúrgicas mais utilizadas?

  • Posição prona. É uma posição indicada para pessoas que vão passar por cirurgias na região posterior do corpo, por exemplo a coluna. ...
  • Posição supina. ...
  • Posição sentado. ...
  • Posição lateral.

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°.

A posição cirúrgica diz respeito à forma como o paciente é posto após a aplicação da anestesia para que a cirurgia possa ser realizada, ou seja, a sua posição na mesa de operação.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima.

Decúbito Trendelenburg
É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.

No caso da posição supina, sua finalidade é permitir a visualização de uma espécie de fotografia interna da área posterior do corpo. Isso porque é o dorso que fica mais próximo à chapa fotossensível do equipamento de raio X, destacando principalmente os ossos da coluna e costelas.

Significado de Litotomia
substantivo feminino Urologia. Procedimento cirúrgico feito na bexiga para extração de cálculos; talha. Etimologia (origem da palavra litotomia). Lit(o) + tomia.

Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.

Caudal significa que está relacionada aos pés ou cauda, em direção aos pés ou a cauda e indica também direção. Veja o exemplo: Leve suas mãos em direção à cabeça (cranial). Leve suas mãos em direção aos pés (caudal).

Em anatomia humana e animal são usados três planos elementares:

  • O plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. ...
  • O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas).
  • O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)

A posição de Trendelenburg é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os membros inferiores são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos e laparotomia de abdome inferior.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneia.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.