Quantas questões tem que acertar na prova do Detran 2022?

Perguntado por: alima . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Para que você possa se aprovado na prova teórica, é necessário acertar 70% das questões.

Quantas perguntas tem na prova do Detran? A prova do Detran tem 30 perguntas nas categorias Legislação de Trânsito, Sinalização, Placas, Regras de Circulação, Infrações e Penalidades de Trânsito, Direção Defensiva, Meio Ambiente, Cidadania, Mecânica Básica e Medicina.

A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 90 pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 45 pontos.

Para que você possa se aprovado na prova teórica, é necessário acertar 70% das questões. Ou seja, em uma prova de 30 questões, o aspirante a condutor deve acertar, ao menos, 21 das perguntas propostas.

Basta informar o número do RENACH, data de nascimento, data da prova, e selecionar o tipo de exame realizado (duas rodas; quatro rodas B; ou quatro rodas C,D e E). Depois marque a opção "Não sou um robô" e realize a consulta.

Para ser aprovado é preciso acertar 70% que equivalem a 21 questões das 30 questões totais que compõe a prova toda do DETRAN. A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco!

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente. Além disso, para as autoescolas devem prever em contrato a taxa que deverá ser paga em casos de reprovação.

O resultado pode ser acessado logo após a avaliação nos autoatendimentos ou então através do site do Detran. Caso reprovado, a pessoa pode prestar um novo exame decorridos 15 dias da divulgação do resultado.

Geralmente, o candidato recebe o resultado da prova no mesmo dia.

Para ambos os cargos haverá aplicação de prova objetiva de conhecimentos gerais, prova objetiva de conhecimentos específicos e prova discursiva – redação.

Os candidatos que participaram do ConcursoDetran AP poderão conferir o gabarito a partir de hoje (12/12/2022).

É importante ressaltar que não há limite de vezes para que o candidato tente a aprovação no exame. Antes da pandemia da Covid-19, esse número também era ilimitado, mas desde que os novos exames ocorressem dentro do prazo de doze meses.

Faltas graves (3 pontos): como não usar o cinto de segurança ou deixar a porta do veículo aberta. Faltas médias (2 pontos): usar a buzina sem necessidade ou fazer conversões incorretas, por exemplo. Faltas leves (1 ponto): não ajustar os espelhos dos retrovisores é um exemplo de falta leve.

III – inapto – quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor.

Pelas normas do Detran, o limite de pontos da prova prática é de 3 PONTOS. Portanto, todos os candidatos que ultrapassarem essa cota ou cometerem uma falta eliminatória, são reprovados.

Questões sobre legislação, mecânica e primeiros socorros estão entre as que geram mais dúvidas nos candidatos.

Hoje, para tirar a primeira CNH, motoristas e motociclistas devem ter mais de 18 anos, aptidão física e mental e passar em uma prova escrita e uma prática de direção. Antes do exame, no entanto, são obrigatórias aulas práticas, que correspondem a cerca de 80% do custo.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

O exame prático, realizado depois do curso de direção, é considerado por muitos como o mais difícil. O que acontece com muitos é que, depois de ser reprovado na primeira tentativa, o nervosismo só aumenta ao repetir a prova prática em outra ocasião.

De acordo com o Detran, os examinadores avaliam se os candidatos possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais habilitados, passageiros e pedestres. “A CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e habilidades demonstradas.

A exigência de aulas práticas extras e pagas para que o aluno remarque o exame de direção é ilegal, abusiva e não faz parte das normas impostas pelo DETRAN. O aluno que se sentir apto a realizar o exame prático sem aulas adicionais pode exigir a remarcação da prova.