Quantas questões tem que acertar no concurso de 60 questões?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

No caso de um concurso público com 60 questões, o número de questões que devem ser acertadas para passar varia de acordo com as regras do edital. Por exemplo, alguns editais podem exigir que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para serem aprovados.

25 questões

No geral, para concursos com 50 questões, a maioria das bancas examinadoras exigem que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para se classificar, ou seja, é preciso acertar no mínimos 25 questões para passar.

Qual a pontuação mínima que preciso alcançar para ser considerado aprovado? O candidato deve obter pelo menos 70% da pontuação desejada.

60% de 30 questões = 18 questões.

= 42 questões
Portanto, o aluno acertou 42 questões.

Consulte o Diário Oficial
Quando o concurso chega ao fim e a banca examinadora já tem os nomes de todos os aprovados, o dado também é divulgado no Diário Oficial. Se você está prestando diversos concursos, crie o hábito de consultar esse documento, pois assim diminuem as chances de perder a lista.

Em uma prova de concurso, contendo 40 questões, a regra de pontuação é dada da seguinte... Em uma prova de concurso, contendo 40 questões, a regra de pontuação é dada da seguinte forma: Para cada questão certa, o candidato ganha 3 pontos; Já para as incorretas, há uma perda de 1 ponto por questão.

Amigo, 50% é a metade de 100%, então neste caso, a metade de 40 é 20.

O número de questões que esse aluno acertou na prova é 30.

Como a prova de conhecimentos específicos tem 40 questões e totaliza 10 pontos, isto mostra que cada questão vale 10/40 = 1/4 = 0,25 ponto. Para obter a nota ponderada, devemos multiplicar por 3, afinal este é o peso da prova específica. Chegamos a 3 x 0,25 = 0,75 ponto.

Será considerado HABILITADO na Prova Objetiva, o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos no total da Prova Objetiva e não obtiver nota 0 (zero) em qualquer módulo, respeitada a proporção de 6 (seis) vezes o número de vagas em concurso, mais os empatados, em cada uma das 3 (três) listas de ...

A nota de corte é a última nota (a mais baixa) dentro do número de vagas disponíveis e de pessoas classificadas. Por exemplo, se há uma graduação com 50 vagas disponíveis, 50 candidatos serão classificados e a nota do 50º candidato será a nota de corte.

Se você tem 100 moedas e quer guardar 60%, você tem que guardar 60 moedas.

Sendo assim, por meio dos cálculos, é possível afirmar que o resultado de 60% de 80 é 48.

Marcelinho acertou 70% dos 80 arremessos. O primeiro passo para resolver esse exercício de porcentagem é calcular 70% de 80. A quantidade de erros foi 80 – 56 = 24.

O valor da porcentagem 60% de 35 é igual a 21.

Por exemplo, se a prova contar com 30 questões e a nota de corte for 4,3, o candidato precisa acertar pelo menos 12 questões para passar. Por outro lado, se a nota de corte for 5,5, o candidato precisa acertar 15 questões para passar.

Por exemplo, em uma prova de 120 questões, se você acertar 96 questões (80% da prova) e errar 24 questões, contabilizará apenas 72 pontos.

É muito comum em concursos públicos, o "passei mas não fui chamado". Se esse é o seu caso, você se enquadra em uma das duas possibilidades que irei listar: Foi classificado, mas fora do número de vagas ou para cadastro reserva ou você foi classificado, dentro do número de vagas previstos no edital.