Quantas versão teve Pantanal?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Queridinha do telespectador brasileiro, a novela Pantanal já foi exibida três vezes. A primeira foi em 1990, na TV Manchete, sua exibição original. Na metade da década de 90, a emissora passou a trama mais uma vez. A terceira foi pelo SBT, em 2008.

Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio (vivido por Cláudio Marzo) se casa - finalmente - com Filó (Jussara Freire), em uma festa daquelas. A cerimônia é tripla: Tadeu e Zefa, além de Zé Lucas e Irma, também oficializam o matrimônio.

A novela original foi marcada por forte apelo à nudez, algo recorrente em produções da Rede Manchete. Isso era mais comum na TV dos anos 90, e pensado com mais delicadeza para tempos atuais. Por isso, a nudez na nova versão é sutil e cuidadosa com corpos femininos e masculinos.

Eugênio na Pantanal de 1990: chalaneiro que salva Maria Bruaca tinha outro nome. Eugênio é um dos personagens mais emblemáticos da nova versão de Pantanal. O chalaneiro é vivido na Globo por Almir Sater. O ator/cantor foi escalado para o papel como uma espécie de homenegem.

Almir Sater

Cramulhão nas novelas
Destaque em Pantanal, já acompanhava a história de Trindade na primeira versão da trama, em 1990, por meio do personagem de Almir Sater.

O ator Ivan de Almeida foi quem era o chalaneiro na primeira versão de Pantanal e hoje está com 84 anos de idade. Na época em que viveu Orlando, o famoso tinha 52 anos. Em 2022, o ator não lançou nenhum projeto novo nas telinhas ou cinema, mas em 2021 ele esteve na série Cidade Invisível.

Em um golpe de mestre, Alcides acertará o rival com uma zagaia, perfurando seu peito brutalmente. Tenório cairá sangrando e será arrastado até o rio por uma sucuri, onde terá seu corpo completamente devorado por piranhas.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

Há 32 anos, Andrea Richa vivia a personagem Muda, na primeira versão de "Pantanal" da extinta TV Manchete, que estreou em 1990. A jovem misteriosa até hoje é um dos destaques da trama, mas a famosa deixou de atuar, apesar de ter feito muito sucesso.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos.

Entretanto, Trindade ainda pode voltar quando Irma estiver prestes a dar à luz. Mas seu destino ainda é um mistério. Na primeira versão de Pantanal, o violeiro simplesmente some, ou seja, não morre. Fato é que a saída do personagem foi uma necessidade da própria Manchete.

José Leôncio morreu logo após conseguir ver o Velho do Rio no retrato feito por Jove (Jesuíta Barbosa). O peão morreu sorrindo de felicidade por finalmente ter visto o pai desaparecido na imagem. Ao acordar, Filó, que estava usando uma camisola branca, percebe o marido deitado no sofá e repara que ele não respira mais.

Marcelo (Lucas Leto), Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Cauê Santana) são os filhos de Zuleica (Aline Borges), a segunda esposa de Tenório (Murilo Benício) em Pantanal.

Cláudio Marzo

O personagem místico Velho do Rio ficou a cargo de Osmar Prado. Na primeira versão, ele foi interpretado por Cláudio Marzo. O par romântico Juma e Jove, desta vez, é interpretado por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa.

Nesta segunda-feira (28), a Globo estreia sua nova novela das 21h, Pantanal, baseada na obra original de Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar em 1990 na TV Manchete, e escrita por Bruno Luperi com ... A primeira exibição de Pantanal na TV brasileira foi na Rede Manchete.