Quem era a Irma de Madeleine na primeira versão de Pantanal?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Irma e Madeleine são personagens icônicas de Pantanal. As duas irmãs vivem em pé de guerra desde a primeira versão da trama. Mas, você lembra quem interpretou as personagens em 1990? As amantes de José Leôncio começaram com Carolina Ferraz e Ingra Lyberato, respectivamente.

Pantanal: Madeleine fica na miséria, briga com Irma e morre devorada.

A dona de casa já foi colocada contra a parede pelo filho e chegou a confessar ao herdeiro que existia, sim, a possibilidade de ele não ser filho biológico do rei do gado. No entanto, ao ver a agonia do rapaz, Filó conseguiu contornar a situação ao repetir que ele "é filho de José Leôncio".

José Leôncio – fazendeiro e filho do velho Joventino
Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio morreu no último capítulo da novela. Na história original, José Leôncio sofreu um infarto no final da trama, logo após se casar com Filó.

Após engravidar a amada, o peão decidiu ir embora do Pantanal, o que desagradou o público que torcia pelo casal. De acordo com Bruno Luperi, limitações da produção da novela e das condições climáticas do Pantanal não permitiram que ele mudasse o texto e o destino do personagem.

Mesmo contrariado, Xeréu Trindade (Gabriel Sater) irá embora do Pantanal e deixará Irma (Camila Morgado) grávida e de coração partido. O peão preferirá se afastar da carioca para protegê-la dos planos do cramulhão, que tem ameaçado tomar o bebê que a ruiva espera na novela das nove da Globo.

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.

É quando ele sofre um infarto fulminante e morre. Nas cenas seguintes, José Leôncio aparece ao lado do Velho do Rio, quem seu pai se tornou após desaparecer. O Velho se assume como Joventino e emociona o filho. Os dois seguem juntos pela eternidade.

Nos próximos capítulos de Pantanal, Irma descobre que está grávida de Trindade e que o bebê é um menino.

Madeleine e toda a família mentem para Jove
Criado pelo padrasto e pela mãe, ele cresce sem conhecer seu pai biológico, José Leôncio (Marcos Palmeira). O distanciamento entre filho e seu pai aconteceu por culpa da própria Madeleine, que inventou para Jove ainda criança que Zé Leôncio morreu.

Com isso, a morte de Madeleine foi a opção encontrada pelo avô de Luperi. Na sinopse original de 1990, Madeleine também sofreria o acidente e o corpo não seria encontrado. Porém, ela iria sobreviver graças ao Velho do Rio. Com a convivência, ela aprenderia a gostar do Pantanal.

Madeleine está morta
O piloto não conseguiu aterrissar e a aeronave caiu em um rio. Antes de morrer, Madeleine se lembrou de todos os momentos marcantes de sua vida. Assim como aconteceu com Ittala Nandi em 1990, Madeleine morreu mesmo. A própria Karine Teles já se despediu da novela e mudou a cor dos cabelos.

Personagem cresce, volta à fazenda e vai se envolver com Juma Marruá Em Pantanal, Madeleine (Bruna Linzmeyer) deu à luz seu filho com José Leôncio (Renato Góes), que escolheu o nome de Joventino para o menino como forma de homenagear seu pai.

José Leôncio sempre soube
Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda. Não importa se é ou não de sangue.

Tadeu (José Loreto) é filho de quem em Pantanal? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase da novela das 21h. Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo.