Quantas vezes a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada?

Perguntado por: edias7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

4. Atentado contra a imagem. A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba já foi quebrada em mais de 200 pedaços, isso porque um garoto de 19 anos que participava da missa na Basílica Histórica, se aproveitou de um apagão para quebrar, aos socos, o vidro onde estava a figura e roubá-la.

agosto de 1978

Em 19 de agosto de 1978, após ser totalmente restaurada, a imagem milagrosa de Nossa Senhora retornou a Aparecida, depois de ter sofrido um atentado e sido quebrada em mais de 200 pedaços. Saiba 5 curiosidades sobre este fato, desde o atentado até a restauração total da imagem da Santa.

Santuário Nacional de Aparecida

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que fica protegida no nicho dentro do Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebeu um manto novo, que foi trocado após uma doação de uma família devota.

Até pouco tempo atrás, a autoria da imagem era desconhecida. Hoje, acredita-se que tenha sido moldada pelo frei carioca Agostinho de Jesus.

Em se tratando de devoção à Nossa Senhora Aparecida, vários relatos comprovam que ver algo ser quebrado pode levar a mudança de vida. Como o milagre vivido por um escravo, atribuído a intercessão de Nossa Senhora, reconhecido pelo Vaticano.

Após a repercussão negativa do ato, Von Helder foi enviado pela Universal aos Estados Unidos e para países da América Central, tentando o anonimato após. Hoje, ele grava vídeos de pregações em sua página do Facebook e não está vinculado a nenhuma igreja específica.

Porque a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra? Pesquisadores acreditam que a cor verdadeira da imagem não era negra, mas que ficar anos submersa na água fez com que ela ficasse escura.

16 de maio de 1978

Mas poucos sabem que essa imagem sofreu um atentado e foi quebrada em mais de 200 pedaços. O atentado aconteceu em 16 de maio de 1978, na Basílica Velha em Aparecida do Norte (SP). Os fiéis que participavam da missa das 20h não imaginavam que estavam prestes a vivenciar uma “tragédia religiosa”.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

“Quando o santo quebra a gente enterra”, afirma outro. “Tem que por em água corrente”, diz um terceiro. Além das técnicas para deixar que o santo descanse em paz, cada fiel tem seu modo de encarar a quebra do santo. “É sinal de coisa ruim”, “é sinal de mudança”, “quer dizer que o santo não te atende mais.”

No ano de 1717, após o aparecimento da imagem na rede dos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia uma grande quantidade de peixes encheu a rede dos pescadores. Acontecia ali o primeiro milagre sob a intercessão de Nossa Senhora, que ficou conhecida pelo título de 'Aparecida'.

Maria

Maria se tornou "Nossa Senhora", assim chamada, somente no fim do período medieval. Mas, historicamente, a Igreja já a reconhecia como "Mãe de Deus" muito antes — mais precisamente a partir do século 5, depois do Concílio de Éfeso, em 431.

A Virgem Maria tem mais de mil representações no mundo. Estas são 14 delas, com a origem da devoção.

São Lucas

Pela relação próxima a Maria e pela paixão por pinturas, é atribuída a São Lucas a primeira imagem da Virgem. A tradição conta que ele a retratou enquanto ela relatava, com amor, tudo o que tinha acontecido com seu Filho, Jesus.

1717

O primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida é do ano de 1717, data em que a Santa foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba. Segundo testemunhos da época, dois pescadores que enfrentavam dificuldades para encontrar peixes no rio, mas após a descoberta da imagem conseguiram encher a rede de pesca.

História de Nossa Senhora Aparecida
Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves, apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.

Depois de lançar a rede várias vezes no rio sem capturar um só peixe, eles decidiram repetir o processo pela última vez. E foi aí que tiveram a surpresa: a rede veio cheia de peixes e junto deles a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba já foi quebrada em mais de 200 pedaços, isso porque um garoto de 19 anos que participava da missa na Basílica Histórica, se aproveitou de um apagão para quebrar, aos socos, o vidro onde estava a figura e roubá-la.

O ir. João Batista do Amaral estava presente na celebração que foi marcada pela quebra da imagem de Nossa Senhora Aparecida há 40 anos.