Quem jogou a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio?

Perguntado por: vreal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Até pouco tempo atrás, a autoria da imagem era desconhecida. Hoje, acredita-se que tenha sido moldada pelo frei carioca Agostinho de Jesus.

A padroeira do Brasil é lembrada pelos devotos em momentos de aflição. Ela foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia. Durante uma pescaria e após várias tentativas sem sucesso, eles apanharam na rede a imagem de uma santa sem cabeça.

O atentado contra a imagem da padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978, ainda na Basílica Velha, quando o jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos e morador de São José dos Campos (SP), foi a Aparecida (SP) e conseguiu quebrar o vidro do nicho, à noite, e retirar a imagem da Virgem.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que fica protegida no nicho dentro do Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebeu um manto novo, que foi trocado após uma doação de uma família devota.

frei Agostinho de Jesus

Provavelmente, a imagem foi esculpida por frei Agostinho de Jesus, por volta do ano de 1600. Há indícios de que era uma imagem colorida e era uma representação do título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Por isso, durante muitos anos os devotos a chamavam de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”.

Existem duas santas que costumam ser representadas grávidas: Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora da Boa Expectação. Santas grávidas são uma herança da Idade Média, quando os fiéis tinham um convívio mais íntimo com as imagens sacras e costumavam representá-la como pessoas comuns.

Conheça quais são os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida

  • Pesca Milagrosa.
  • As velas.
  • A menina cega.
  • Escravo Zacarias.
  • Cavaleiro.
  • Salvo de afogamento.
  • Veja mais notícias sobre a Festa da Padroeira.

Rio Paraíba do Sul

Local onde nas águas do Rio Paraíba do Sul a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1717. E a palavra “Itaguaçu” significa “pedra grande”, em Tupi-Guarani e que já teve o nome de Bairro das Pedras.

Mais de um século depois, em 1641, Gabriel de Lara - alcaide e capitão-mór da vila de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá - fundou o povoado de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco.

Uma das mais conhecidas é a de que surgiu na Grécia, por volta do ano 520 a.C., onde as pessoas se reuniam para festejar em nome do deus Dionísio, também conhecido como Baco – deus da libido e da fertilidade, com a intenção de celebrar a chegada da primavera.

Aparecida foi doada pela Princesa Isabel em 1868.

Quebra da Imagem de Aparecida: um sinal de Deus para fortalecer a fé

A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.

Segundo o historiador Lourival dos Santos, a imagem da santa passou por um processo de africanização imposta por devotos brasileiros. "Eles tinham essa necessidade de uma maior identificação com um ícone religioso.

Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos, aproveitou-se do blecaute, pulou subindo no nicho da imagem de Nossa Senhora Aparecida, quebrou o vidro protetor no terceiro golpe, pegou a imagem, gerando gritaria na igreja. Ao descer, a coroa ficou presa no vidro quebrado, depois caindo e sendo amassada.

No dia 16 de maio de 1978, numa terça-feira à noite, um rapaz de 19 anos participava da Missa na Basílica Histórica.

Os responsáveis pela então descoberta foram Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia, em 1717. Ela chegou aos pescadores em dois pedaços: primeiro veio o corpo e depois a cabeça. O episódio é considerado um milagre e seu nome se deu exatamente porque a imagem foi “aparecida”.

Primeiro houve a pesca do corpo e depois da cabeça, e, ao unirem as duas partes, viram que era a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Por isso, a imagem foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou seja, aparecida das águas pelas redes dos três pescadores. 3.

Oxum

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

4. Atentado contra a imagem. A imagem encontrada por pescadores no Rio Paraíba já foi quebrada em mais de 200 pedaços, isso porque um garoto de 19 anos que participava da missa na Basílica Histórica, se aproveitou de um apagão para quebrar, aos socos, o vidro onde estava a figura e roubá-la.