Quantas vezes o mundo já foi extinto?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

No último meio bilhão de anos, a vida na Terra foi quase extinta cinco vezes - por eventos como a mudança climática, a intensa era do gelo, os vulcões e aquela rocha espacial que atingiu o Golfo do México há 65 milhões de anos, devastando os dinossauros e um grupo de outras espécies.

Há 250 milhões de anos, a Terra vivia a pior extinção em massa da história. O último período da era Paleozoica, conhecido como Permiano, é o que registra o pior evento de extinção em massa da história da Terra. Naquele momento, mais de 95% das espécies marinhas e 70% das terrestres foram eliminadas.

Uma nova pesquisa aponta que a causa da primeira extinção em massa conhecida na Terra foi a diminuição dos níveis de oxigênio. Isso levou à perda da maioria dos animais perto do final do Período Ediacarano, cerca de 550 milhões de anos atrás.

Estas são as cinco extinções em massa registradas:

  • Extinção do Ordoviciano.
  • Extinção do Devoniano.
  • Extinção do Permiano.
  • Extinção do Triássico.
  • Extinção do Cretáceo.

Rinoceronte-negro-ocidental (Diceros bicornis longipes)
Visto pela última vez em 2006, o rinoceronte-negro-ocidental foi oficialmente declarado extinto em 2011. Pesquisas feitas em Camarões não encontraram vestígios de animais dessa subespécie, apenas evidências de caça.

Rinoceronte Negro do Oeste Africano
O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie desapareceu de seu habitat.

Segundo os especialistas, há um pouco mais de 2 bilhões de anos, uma outra catástrofe ainda mais severa dizimou os micróbios que reinavam na Terra. Na época, não havia nenhum tipo de vida complexa no nosso planeta.

5. Cretáceo, 65 milhões de anos atrás. João Fellet tenta entender como brasileiros chegaram ao grau atual de divisão. Essa talvez seja a mais famosa de todas: ela representou a extinção da maioria dos dinossauros.

Entretanto, a maior parte do dano se concentra em oito países – Austrália, China, Colômbia, Equador, Indonésia, Malásia, México e Estados Unidos –, que são responsáveis por mais da metade da deterioração global no estado de conservação da fauna.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Dickinsonia, o primeiro animal do mundo, pertence a um período histórico que começou há 635 milhões de anos. Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

De acordo com a Live Science, não há como determinar qual foi exatamente o primeiro animal a ser extinto da Terra. Até recentemente, antes dos estudos mais aprofundados sobre a ação dos seres humanos sobre a megafauna, o dodô era considerado o primeiro animal extinto por nós, o que é um equívoco.

O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").

Quantos e onde caem os meteoritos na Terra
Em conformidade com a pesquisa. citada, o número de impactos é de cerca de 17.000.

Última atualização em 9 de outubro de 2022, 19h24. Já é conhecido que os dinossauros, que dominaram a Terra antes dos seres humanos, foram dizimados por um asteroide que atingiu o planeta há cerca de 66 milhões de anos e abriu a cratera hoje conhecida como Chicxulub.