Quanto custa para fazer a prova do CRC?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A taxa de inscrição para Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é R$ 70,00.

Quantas vezes pode fazer o Exame de Suficiência do CRC? Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

Inscrições: deverão ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br), no período entre 15h do dia 24 de junho de 2022 e 14h do dia 27 de julho de 2022, observado o horário oficial de Brasília (DF).

O planejamento dos estudos para passar no exame do CRC consiste em 3 pontos: conhecer o que cai na prova (todas as disciplinas), conhecer a frequência com que cada assunto é cobrado e alocar o tempo de forma inteligente dentro desses assuntos.

Para conseguir o documento é preciso ir ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e levar a jurisdição de onde é seu domicílio profissional, ou seja, o local onde exerce a contabilidade ou parte principal das suas atividades nessa área.

A resposta é sim! Você pode levar a HP12C ou a calculadora cientifica. É proibido usar calculadoras que possuam armazenamento de textos. Para saber mais sobre o edital sem perder nenhum detalhe, assista abaixo nosso vídeo.

50 questões

A prova possui um total de 50 questões objetivas e prevê uma taxa de acerto mínima de 50%, ou seja, são necessárias 25 questões corretas para ser aprovado no CRC/CFC.

Prova obrigatória para obtenção ou restabelecimento de registro em CRC (Conselho Regional de Contabilidade), o Exame de Suficiência foi regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011. O Exame é aplicado duas vezes por ano em todo o País.

Você sabia que para poder exercer sua profissão, após cursar Contabilidade, terá que fazer a prova do CRC? Exatamente, essa é uma prova obrigatória para quem deseja exercer a profissão e passar nessa prova pode não ser tão fácil assim. Afinal, o índice de reprovação é bem alto, passando dos 70%!

A prova do CRC é difícil? Os candidatos que realizam o exame de CRC constantemente afirmam que a prova é difícil e que a taxa de aprovação é baixa, mas isso está mais ligado a percepção e preparação do candidato. Geralmente, não é suficiente para fazer a prova do CRC estudar apenas o que é visto em sala de aula.

Não havendo a quitação, além de a dívida continuar crescendo devido aos juros e multas, o débito é inscrito na dívida ativa e, na sequência, é ajuizada ação de execução fiscal.

Existe algum prazo para tirar o CRC? Não existe. Após ser aprovado no exame de suficiência, o profissional pode dar entrada no registro quando achar necessário. Para isso, basta entrar em contato com o CRC da sua circunscrição.

Exame CFC 2022.2: etapas
A prova objetiva do Exame CFC 2022.2 foi realizada no turno da manhã, das 10h às 14h, observado o horário de Brasília (DF).

Contabilidade de Custos
E quase ficou em primeiro lugar mesmo.

O primeiro deles é tornar-se um profissional apto e qualificado para ingressar no mercado de trabalho de maneira legalizada, além de poder prestar serviços de consultoria financeira, tributária, econômica e patrimonial a algum contratante.

Para as organizações contábeis: de R$279,00 (duzentos e setenta e nove reais) para Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);

Para 2022, serão necessários 40 pontos. A pontuação havia sido reduzida nos anos anteriores devido a pandemia de Covid-19, mas a melhora da situação e a retomada das atividades presenciais possibilitaram a volta dos 40 pontos, que está relacionada a carga horária de conteúdo técnico. Cada hora equivale a um ponto.

O Exame do CFC é necessário para que você obtenha seu registro profissional na categoria Contador. Conforme edital, o exame pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.