Quanto de proteína em 100 gramas de frango?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Frango

Corte de carne (100 g)Quantidade de proteína (g)
Peito de frango grelhado31,8
Sobrecoxa sem pele assada29
Coxa de frango sem pele cozida26,8
Coração de galinha grelhado22,3

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

200 g de frango garantem a dose diária recomendada (DDR) de proteína: 0,8 g por quilo de peso corporal. Um défice mínimo de proteínas pode impedir que ganhe tecido muscular.

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

  • Atum. O atum é uma ótima opção para substituir o frango. ...
  • Salmão. ...
  • Ovos. ...
  • Maminha grelhada.

Enquanto que 100 g de ovo, cerca de 11 g de proteínas.

Carne suína tem em média – 25,34% de proteína e 20,06% de gordura; Carne de frango tem em média – 28,5% de proteína e 10,4% de gordura.

De acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o frango é uma das carnes mais ricas em proteínas.

É recomendável ingerir entre 1,3 a 2g de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa de 80kg deve ingerir até 160g de proteína por dia (80kg vezes 2g de proteína = 160g). Mas não basta apenas ingerir proteínas. A fonte dessas proteínas também importa.

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

Proteína: quanto comer
Um corredor de 75 kg, por exemplo, precisa de 75 a 120 g, todos os dias.

Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções.

Uma dica é investir em alguma fonte de proteína, por exemplo, frango, queijo ou atum.

Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.