Quanto dura um namoro em média?

Perguntado por: uvasconcelos5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Quanto tempo até o momento do “sim”? Em 2017, o Bridebook, um popular site de planejamento de casamentos, realizou uma pesquisa com 4.000 pessoas que revelou que, em média, um casal médio 4,9 anos em um relacionamento antes de se casar.

Quanto tempo demora para se casar no civil.
A habilitação do casamento costuma ser disponibilizada em um prazo de 30 dias. Com essa autorização em mãos, os noivos têm um prazo de 90 dias para oficializar a união.

Melhores amigos na infância, começaram a namorar ainda em miúdos e estiveram juntos 86 anos e 270 dias, até à morte de Herbert em 2011, aos 105 anos de idade. Zelmyra morreu em 2013, com a mesma idade. Este é um dos muitos recordes de amor registados no site do Guiness.

A paixão é a fase do encantamento de um casal. Há uma dependência física e psíquica e, por esta razão, o casal quer ficar perto um do outro a todo o momento. É uma fase que pode durar no máximo dois anos.

Diferenças de cinco a sete anos costumam ser mais aceitáveis. No entanto, não existe um número específico: tudo depende da situação. O importante é que as duas pessoas sejam maiores de idade e se gostem, apesar da possível reprovação da sociedade.

Então, namorar um homem mais novo é, sem dúvida, uma boa escolha. “Eles têm mais pique para tudo quando são mais jovens: não têm preguiça de viajar, de badalar…”, afirma Cláudya. E essa disposição e criatividade, claro, também aparecem na hora do sexo!

Segurança e maturidade
A psicóloga clínica Pamela Magalhães ressalta que homens com mais idade podem trazer uma relação mais tranquila e estável. “Não existe regra, mas há chances maiores de encontrarmos mais maturidade emocional em homens mais velhos, o que facilita em muito a relação afetiva”, pondera.

Geralmente recebemos muitas dúvidas relacionadas ao tempo de relacionamento, sobre qual o prazo mínimo que uma relação precisa ter para ser considerada união estável, entretanto saiba que não existe um período específico morando junto para o relacionamento ser configurado como uma união estável.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Em uma geração tão moderna e atualizada, relacionamentos duram dias, meses, e 'alguns poucos' duram anos. Os relacionamentos duradouros estão escassos. O amor inicia e acaba de um dia para o outro, sem sofrimento, como se fosse uma coisa normal.

O primeiro ano de convivência é indubitavelmente o mais desafiador. De convivência! Não vale para aqueles encontros esporádicos, ou para aqueles relacionamentos em que a gente se encontra cheirosinho e bem disposto, ou de pijama e dengoso e passa um final de semana de amor apaixonado com o outro.

As principais crises em um relacionamento estável

  1. A crise de um ano, o fim da limerência. Limerência é um termo cunhado pela Dra. ...
  2. A crise dos três anos. Mais ou menos por volta dos três anos, ocorre a segunda crise em um relacionamento estável. ...
  3. A crise dos 10 anos. ...
  4. A crise do ninho vazio.

“A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

É, no entanto, também a ciência que sugere que, sim, para além de qualquer cinismo, o amor pode sim ser duradouro – e é isso que a psicóloga Sue Johnson defende.

Seu relacionamento é saudável quando você sente emoções positivas enquanto está com a pessoa amada. O dia a dia com ela é agradável e livre de estresse, proporcionando a criação de memórias gostosas de serem lembradas. É normal acontecerem brigas ocasionalmente.

Ele sabe conter as emoções. Quanto mais velho, mais calmo e paciente você fica. Os garotos mais novos tendem a ser explosivos, desesperados, inseguros com quase tudo, e isso causa certa instabilidade nas relações. Os homens que já passaram por isso sabem lidar bem com crises e maus momentos.

NÃO EXISTE EM NENHUM LUGAR NA BÍBLIA UM NÚMERO EXATO QUE REPRESENTE PRINCÍPIO PARA MEDIR O JUGO DESIGUAL POR DIFERENÇA DE IDADE ENTRE UM CASAL. A palavra de Deus não menciona número especifico para diferença de idade entre um casal, nem de forma literal, nem parábola, nem no contexto profético.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.

Um homem apaixonado está sempre buscando uma forma de cortejar a sua paixão. Assim, observe se ele olha nos seus olhos e fala diretamente com você, mesmo que a conversa tenha a participação de outras pessoas. Em qualquer circunstância, o apaixonado direcionará sua atenção para você.