Quanto é a multa por cancelar a faculdade?

Perguntado por: udias . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Em alguns casos, essa multa pode chegar ao equivalente a R$ 2 mil. Pais e estudantes reclamam que o valor é muito superior ao custo que as universidades têm com a matrícula nos casos dos pedidos de suspensão do contrato feitos antes do início das aulas.

Se você desistir do curso antes do período letivo, a instituição de ensino é obrigada a devolver o que foi pago a título de matrícula.

A maioria das faculdades permite que os alunos tranquem um curso por dois anos. Nesse período não é necessário pagar as mensalidades ou frequentar as aulas. Caso decida voltar a estudar dentro desse período, o estudante retoma o curso de onde parou.

Para solicitar o trancamento em caráter excepcional, o aluno fazer a solicitação via e-DAC, onde ele deve apresentar as justificativas que caracterizam a excepcionalidade. O cancelamento de matrícula é a suspensão permanente da matrícula no curso de graduação, não havendo possibilidade de retorno posterior ao curso.

Ao aluno que rescindir o contrato após o início das primeiras avaliações, caberá o pagamento da multa compensatória, equivalente à 50% do saldo a vencer do período acadêmico para o qual esteja matriculado.

O estudante pode solicitar o cancelamento de matrícula a qualquer momento e, ao contrário do trancamento, o cancelamento efetivamente cancela o vínculo com a faculdade.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

O que é? O cancelamento de matrícula é o procedimento realizado quando o discente manifesta formalmente a sua desistência do curso, encerrando seu vínculo com a instituição.

Algumas formas de fazer isso são:

  1. descrevendo os problemas que mais o afetam atualmente, fazendo com que queira desistir;
  2. pensando em formas e ações para resolvê-los por meio de pequenas atitudes;
  3. acompanhando seu desenvolvimento rumo ao objetivo final e renovando as metas de curto prazo assim que forem cumpridas.

E para fazer esse pedido, é necessário ir a secretaria e preencher uma solicitação por escrito. Cada faculdade estabelece as regras sobre o trancamento, sendo que normalmente disponibilizam esse recurso a qualquer momento a partir do segundo semestre, mas há outras que podem disponibilizar antes.

b) ORIENTAÇÃO ACADÊMICA: Para solicitar o cancelamento da matrícula o aluno deverá abrir requerimento via SIA (solicitação de cancelamento de matrícula) dirigir-se a Secretaria do seu campus.

Um dos principais motivos para não trancar a faculdade é que uma formação superior pode te destacar no mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais competitivo, ter um diploma universitário pode ser um fator determinante.

Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição. Entretanto, o que acontece é que o acúmulo de reprovações prejudica muito o andamento dos seus estudos, bloqueando uma série de matérias ao longo dos semestres e adiando a sua formatura.

Entende-se por regime de dependência a faculdade de poder o aluno frequentar até duas (2) disciplinas em que ficou reprovado, independentemente de série, simultaneamente com a série para a qual será regularmente promovido.

A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Se o seu interesse cotidiano tem diminuído bastante ou se continuar estudando parece quase um sacrifício, vale a pena ficar atento. De fato, a falta de animação para assistir às aulas, conversar com os colegas, participar de atividades e estudar as matérias do curso pode ser um indicativo relevante.

A melhor forma de o fazer é comunicar à criança/ jovem que acredita no seu potencial. Negoceie possíveis crises de confiança elogiando a persistência e o esforço. Lide com essas dificuldades, mas continue a comunicar positiva- mente acerca da escola e do desempenho escolar da criança/jovem.

não efetuar matrícula em componentes curriculares em dois períodos durante a realização do curso; - nenhuma integralização de carga horária por evasão nos componentes curriculares matriculados; - Não renovação da matrícula após o período de trancamento total.