Quanto E

Quem responde por desvio de função?

O trabalhador deverá responder a essa notificação em até 30 dias, caso a empresa se recusar a aceitar o desvio de função, o empregador deverá então entrar com uma ação trabalhista para defesa de seus direitos.

... Ler mais

Em quais casos o servidor pode pedir vacância?

Dessa forma, a vacância é o ato administrativo pelo qual o servidor público é destituído do seu cargo. Assim, a vacância pode ocorrer nas seguintes hipóteses: exoneração, demissão, promoção, ascensão, transferência, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável ou transferência.

... Ler mais

Quando o servidor pode pedir Vacancia?

Assim, a vacância pode ocorrer nas seguintes hipóteses: exoneração, demissão, promoção, ascensão, transferência, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável ou transferência.

... Ler mais

Qual o limite máximo de horas extras por mês?

DIREITO AO PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS (7º E 8ª HORAS). LIMITE MÁXIMO DE 60 HORAS EXTRAS MENSAIS.

... Ler mais

Qual o limite máximo de horas extras por dia?

2 horas

É o artigo 59 da legislação que indica que: “A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho”. Em outras palavras, um trabalhador pode fazer, no máximo, 2 horas de trabalho extra por dia.

... Ler mais

Quais são os tipos de vacância?

A vacância ocorre quando o cargo público é desocupado, isto é, se torna vago. A vacância de cargo público decorrerá de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, posse em cargo inacumulável e falecimento.

... Ler mais

Quanto tempo depois posso recontratar um funcionário?

Esclarecido isso, a Portaria 384/92, artigo 2º do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), diz que, em um cenário de rescisão de contrato sem justa causa, o funcionário só pode ser recontratado depois de 90 dias a partir da data em que a rescisão ocorreu.

... Ler mais

Quantos vezes posso recontratar um funcionário?

No caso de contratos por prazo determinado, não existe nenhuma disposição que negue ou penalize a recontratação de um ex-colaborador. Mas nos termos do artigo 452 da CLT, é vedado que o empregador contrate novamente o empregado por meio de outro contrato por prazo determinado, antes do prazo de seis meses.

... Ler mais

Qual o prazo para a readmissão de funcionário na mesma empresa?

Então, não será preciso esperar seis meses. O mesmo colaborador poderá ser readmitido após 3 meses. Vale destacar que esses prazos são impostos pela CLT com o objetivo de evitar as fraudes para saque do FGTS e a percepção do seguro desemprego.

... Ler mais

Sou servidor público tenho direito ao PIS?

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

... Ler mais

Quando um funcionário público se aposenta o que ele recebe?

No momento da aposentadoria, o servidor terá direito a receber os valores proporcionais das férias acumuladas e não usufruídas, assim como do 13º e salário proporcional ao período trabalhado no ano de sua aposentadoria.

... Ler mais

Sou concursado posso mudar de cidade?

Muitos concurseiros se perguntam se haveria possibilidade de pedir transferência para outra localidade após sua nomeação no órgão para o qual prestou concurso. A resposta é sim. Todos os órgãos permitem a mudança de local de trabalho, porém os critérios para que isto aconteça são diferentes.

... Ler mais

Quem passa em concurso tem estabilidade?

Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

... Ler mais

O que acontece se o servidor público faltar ao trabalho?

No caso dos funcionários públicos federais, a Lei n.º 8.112/1990 aduz expressamente que o servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado (art. 44, inciso I).

... Ler mais

O que acontece com servidor que não cumpre carga horária?

Constitui ato de improbidade administrativa o descumprimento da carga horária contratual de forma reiterada pelo servidor, ocasionando prejuízo ao interesse público e enriquecimento indevido do agente público; 4.

... Ler mais

Em quais situações são consideradas faltas graves?

Comete falta grave o condenado à pena restritiva de direitos que: I - descumprir, injustificadamente, a restrição imposta; II - retardar, injustificadamente, o cumprimento da obrigação imposta; III - inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei.

... Ler mais

Quem são os dependentes do servidor público?

filho menor de 21 anos, com deficiência grave, invalido ou portador de deficiência intelectual ou mental; mãe e o pai que comprovem dependência econômica do servidor; irmão menor de 21 anos de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor.

... Ler mais

O que acontece se eu faltar 5 dias de trabalho?

Quantos dias de falta dá justa causa? O abandono de emprego é motivo para demissão por justa causa, ou seja, com 30 dias seguidos sem comparecer ao trabalho o empregado pode ser demitido. Entretanto, não é somente dessa forma que as faltas injustificadas podem levar à demissão.

... Ler mais

O que pode justificar uma falta no trabalho?

Os motivos para a ausência na empresa são muitos, desde problemas de saúde até a necessidade de resolver outros assuntos pessoais. Em alguns casos, as faltas podem ser justificadas e, desta forma, serem abonadas, ou seja, não há o desconto das horas em que o profissional não esteve à disposição do empregador.

... Ler mais

Qual o prazo para apuração de falta grave?

A instauração do inquérito deve se dar dentro de um prazo de até trinta dias, contados da data de suspensão do empregado, sendo instaurado mediante o ajuizamento de reclamação por escrito (previsão expressa de que deve ser por escrito) pelo empregador na Justiça do Trabalho.

... Ler mais