Quanto ganha um funcionário temporário?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Qual é o salário de Temporario? O salário médio nacional de Temporario é de R$1.557 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Temporario na sua região. As estimativas de salários têm como base os 9 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Temporario.

O contrato temporário de trabalho pode ter a duração máxima de 180 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 90 dias corridos, desde que se demonstrada a manutenção das mesmas condições que justificaram o contrato. Assim, o prazo de duração total do contrato temporário não deve ultrapassar o período de 270 dias.

Desta forma, o trabalhador com contrato temporário tem remuneração equivalente ao piso da mesma categoria em que participa na empresa, 13°salário, vale-transporte, descanso semanal remunerado, direitos previdenciários, FGTS, horas extras e outros adicionais, como o noturno ou de periculosidade, caso seja necessário.

Quem paga o trabalhador temporário? A Utilizadora. Ainda que a contratação seja intermediada por uma Agência, é a empresa Utilizadora quem remunera e dirige os trabalhadores temporários. A Agência é responsável por elaborar folha especial dos temporários e repassar a remuneração para o trabalhador mensalmente.

O valor também é devido em caso de demissão que ocorra sem justa causa ou a pedido do trabalhador. De outro lado, o empregado temporário não tem direito à indenização de 40% sobre o FGTS, ao aviso prévio e ao seguro desemprego. Também não é garantida, para as gestantes, estabilidade provisória no emprego.

O recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também é obrigatório nos contratos de trabalho temporário. Assim como os demais funcionários, o pagamento corresponde a 8% do valor da remuneração paga ao contratado e precisa ser depositado em uma conta específica.

Esse tipo de rescisão é possível, contudo, o empregador terá que realizar o pagamento de uma indenização correspondente à metade da remuneração que deveria receber até o final do contrato. Por outro lado, o trabalhador também poderá requerer a rescisão do contrato de trabalho.

Tanto os trabalhadores temporários quanto os terceirizados têm direito ao décimo terceiro salário no Brasil.

De acordo com a lei, trabalho temporário ocorre quando o profissional é contratado por um prazo determinado para atender uma demanda específica. Você pode ser um trabalhador temporário quando é contratado, por exemplo, para trabalhar em uma loja de shopping no final do ano, de outubro a dezembro.

DECISÃO: Contrato temporário não impede trabalhador de receber parcelas de seguro-desemprego. O contrato de trabalho temporário não pode ser considerado como forma de reinserção efetiva no mercado de trabalho; portanto, não afasta o direito ao recebimento do benefício de seguro-desemprego.

Veja 5 exemplos de trabalho temporário

  1. 1 – Vendas em época de festas. ...
  2. 2 – Cobertura de férias. ...
  3. 3 – Substituição de professores. ...
  4. 4 – Trabalho de verão em resorts. ...
  5. 5 – Trabalho em eventos especiais.

Outra desvantagem que pode ser relacionada ao trabalho temporário é a falta de benefícios, como plano de saúde, o que pode representar um custo significativo para os trabalhadores temporários. A contratação temporária também não dá direito a indenização de 40% sobre o FGTS, ao aviso-prévio e ao seguro-desemprego.

Com a contratação de temporários há uma redução do turnover porque o período em que o profissional temporário passará trabalhando na empresa poderá ser usado para avaliá-lo e então, definir se a empresa tomadora irá efetivá-lo ou não ao final do contrato.

Ao contrário do CLT, a modalidade temporária não prevê período de experiência de nenhuma duração, porque sua finalidade é, justamente, ter apenas a duração necessária para atender o aumento de demanda ou a substituição de um efetivo.