Quanto pesam as pedras das pirâmides?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Como os cientistas explicam o fato de aproximadamente 2,3 milhões de blocos — só da pirâmide de Quéops, que data de 2250 a.C — terem sido erguidos a uma altura de até 147 metros? Para piorar: cada bloco pesava de 2,5 a 80 toneladas.

Ela tem 230 metros de largura em cada lado, quase 150 metros de altura e é feita de 2,3 milhões de pedras (cada uma pesando cerca de 3 toneladas, fechando o peso total em 6,5 milhões de toneladas).

de Quéops

Uma curiosidade é que os estudos revelam que a maior de todas as pirâmides, a de Quéops, sua pedra mais leve pesava 500 kg e a mais pesada cerca de 6 toneladas. As peças nesta época eram fixadas apenas com abraçadeiras e buchas, não era comum o uso de argamassas.

Acredita-se que eram usados milhares de homens (camponeses e escravos), que carregavam as imensas pedras por meio de trenós feitos de madeira e puxados por corda sobre a areia, que era umidificada para facilitar o deslizamento.

De acordo com correntes atuais da arqueologia, os egípcios perfuravam o granito com um método que consistia em introduzir cunhas de madeira em uma fenda natural da rocha, embebendo-as com água.

As pirâmides do Egito foram construídas por José, o personagem bíblico, como celeiros para grãos e não para sepultar os faraós, como afirmam os arqueólogos, segundo a visão do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ben Carson.

Pirâmide de Gizé
A grande pirâmide Egípcia foi construída no ano 2500 a.C. Estima-se que ela levou 30 anos para ficar pronta. À época, foi necessária a mão-de-obra de dezenas de milhares de pessoas para carregar e empilhar os gigantes e pesados blocos de pedra.

Segundo estimativas anteriores, teriam sido utilizados 2,3 milhões de blocos; o cálculo atual afirma que são "apenas" 1 milhão. Isso indicaria que a pirâmide foi construída por equipes muito mais organizadas e eficientes que se pensava anteriormente. Estima-se que cada bloco de pedra pese entre 1,5 e 15 toneladas.

Embora existam mais de 130 pirâmides em todo o Egito, as Pirâmides de Gizé são as mais famosas. O complexo onde está possui outras 2, totalizando 3 grandes estruturas. Elas são de pelo menos 4 mil anos e segundo a história servia para guardar corpos mumificados dos faraós do Antigo Egito.

As pirâmides egípcias são estruturas construídas há mais de 4.500 anos onde eram sepultados os faraós, os reis do Egito Antigo. Feitas de enormes blocos de pedra, que pesavam, em média, mais de 2 toneladas, elas abrigavam em seu interior câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes, galerias e passagens falsas.

Os antigos egípcios transportavam sua carga rochosa através das areias do deserto: dezenas de escravos colocavam as pedras em grandes “trenós”, e as transportavam até o local de construção.

Por se tratar de um local sagrado e cercado de poder simbólico para os faraós, os trabalhadores egípcios que sobreviviam ao final da construção eram assassinados, pois, eles sabiam dos códigos e segredos das armadilhas que eram estrategicamente elaboradas na parte interna das pirâmides.

Para os antigos egípcios, uma estrutura funerária de formato triangular facilitaria a ascensão do rei, e daí as pirâmides.

Árabe

O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas. Pertence a família das línguas semíticas, que por sua vez, compõem o tronco linguístico das afro-asiáticas.

Calcário, granito, basalto, argamassa e tijolos de barro cozido eram os principais materiais utilizados.

Dentro delas existem passagens subterrâneas, câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes e galerias. As pirâmides foram construídas para abrigarem os túmulos dos faraós que ordenaram sua construção.

Apesar das histórias que cercam o universo dos faraós, um dos maiores mistérios da construção das pirâmides está relacionado a sua engenharia. Até hoje, o que pode se afirmar sobre seu modo de construção é: Sua altura e largura era fruto de cálculos matemáticos baseados em crenças religiosas.

As pedras das pirâmides seriam geopolímeros, ressaltou a revista, citando os trabalhos de Gilles Hug, do Escritório Nacional de Estudos e de Pesquisas Aeroespaciais (Onera), e Michel Barsoum, da Universidade de Drexel, na Filadélfia (EUA).

As paredes internas das pirâmides eram repletas de rezas, textos que falavam sobre a vida do faraó e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel, chamado papiro, produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também serviu como suporte para a escrita.

Cesarião

Cesarião foi o último faraó do Egito Antigo.
Ele era da dinastia ptolomaica. Seu nome completo era Ptolomeu XV Philopator Philometor César, e ele era, supostamente, filho de Cleópatra VII com Júlio César, embora o pai nunca tenha o reconhecido publicamente.

O Egito representa esse mundo que, estimulando o pecado, gera escravidão e morte. A terra prometida é o céu, lugar para onde nos guiará o Cordeiro de Deus, sendo Moisés um tipo seu.