Quanto tempo após o parto pode usar cinta?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Contudo, os médicos se preocupam também o período de uso da cinta. No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto. E ainda reforça que o uso deve ser o mínimo possível, em torno de seis a oito horas diárias, e “não mais do que 20 dias depois do parto”.

O que fazer para a ajudar a barriga pós-parto a retomar a sua forma?

  1. Amamentar. Amamentar é meio caminho andado para a recuperação da sua barriga. ...
  2. Exercício físico. ...
  3. Exercícios de Kegel. ...
  4. Boa postura! ...
  5. Prevenir as estrias da barriga e outras zonas do corpo.

Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.

Dormir com a cinta não traz nenhum benefício e pode prejudicar a saúde, pois afeta a movimentação do diafragma e também pode causar prisão de ventre. A cinta modeladora deve ser usada de 6h a 8h por dia, de acordo com a recomendação de especialistas.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

O mais indicado é optar pela abdominoplastia, pois é justamente a cirurgia plástica voltada para tratar a flacidez na região abdominal, inclusive após gestações.

Os chás para 'limpar' o útero que ajudam no período pós-parto

  • Chá de gengibre. Conhecido pela sua ação detox e termogênica, o chá de gengibre costuma ser usado por quem busca emagrecer de forma saudável. ...
  • Chá de framboesa. ...
  • Chá de damiana. ...
  • Bônus: Chá de barbatimão.

Se não foi possível manter o tempo devido do resguardo e houve penetração vaginal deve observar se apresenta sintomas como: mal-cheiro na vagina, corrimento vaginal, sangramento ou aumento da dor na região púbica.

É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.

A cesariana tem um tempo médio de recuperação de 060dias. Sendo que a recuperaçõa também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 - 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital.

A cirurgia para remover a flacidez na barriga é a melhor solução, uma vez que é o único procedimento capaz de retirar todo o excesso de pele já existente na região, algo que não é possível com nenhum outro método. Além disso, a cirurgia consegue remover todos os graus de flacidez abdominal. A melhor opção é a cirurgia!

Envolva a cinta em volta do abdômen. Utilize os ganchos ou velcros presentes na peça para ajustá-la de forma confortável, porém garantindo que esteja exercendo leve compressão; A cinta não deve ficar folgada e nem muito apertada (ao ponto de dificultar a respiração).

A cinta contribui para a melhora da postura, já que mantém a coluna reta, evitando o mau alinhamento das costas e consequentes dores. Além disso, confere ao corpo uma postura mais imponente e profissional.

Usar uma Cinta Modeladora proporciona uma compressão firme em torno do seu tronco. Uma vez que comprime o estômago, você pode se perguntar: consigo comer enquanto uso uma Cinta Modeladora? E a resposta curta é: SIM. Você certamente pode comer enquanto veste uma Cinta Modeladora de qualidade!

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

O parto normal tem um tempo de recuperação mais rápido, o risco de infecção da mãe é menor e o bebê também tem menos risco de apresentar problemas respiratórios.