Quanto tempo de prancha por dia para ter resultado?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Especialistas acreditam que a prancha só gera benefícios quando é feita por um máximo de dois minutos. Se você conseguir fazer o exercício por esse tempo todo sem cambalear, vai desenvolver a musculatura e queimar calorias para chegar aos seus objetivos em um piscar de olhos.

Prancha abdominal frontal (ou ventral)
O ideal é fazer 5 séries de, no mínimo, 30 segundos. Esse tipo de exercício trabalha os músculos do core, os abdominais e os da zona lombar. Além disso, ele é excelente para melhorar a postura corporal.

Acelera o metabolismo
Dessa forma, se você encarar o desafio de 30 dias, fazer os exercícios diariamente queima mais calorias que os abdominais tradicionais. Isso porque os músculos do core, quando ativados, garantem a queima calórica ainda que você estiver parado ou passa a maior parte do tempo sentado.

Portanto, trabalhar mais músculos significa não apenas ver mais tonificação, mas também mais queima de calorias. Bom, então temos uma resposta: a prancha é a melhor opção para definir a barriga, mas também por trabalhar outras áreas do corpo.

Pode queimar até 600 calorias em uma hora de exercícios, o que contribui para a perda de peso e, consequentemente, da gordura abdominal. Ou seja, seguindo a recomendação de cinco séries de três minutos, são gastas 150 calorias.

CORE: A prancha recruta os músculos abdominais, como o reto abdominal, a musculatura profunda, o transverso abdominal (estabilidade da coluna vertebral) e os oblíquos (movimentos de rotação).

Os melhores exercícios para queimar gordura localizada são aqueles que gastam muitas calorias em 1 hora de atividade, como os seguintes aeróbicos:

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

Melhora seu desempenho: Como esse exercício estimula muitos músculos, sua capacidade de levantar pesos irá aumentar! Diminua suas dores nas costas: A prancha isométrica é uma ótima forma de diminuir a pressão na coluna vertebral e no quadril, diminuindo suas dores nas costas ao fortalecer os músculos.

Para manter esses glúteos em ordem, você precisa usá-los! Isto é, aperte-os bastante e mantenha a posição. Geralmente, a meta é segurar uma prancha por 30 segundos ou mais – tempo demais para ficar sem oxigênio! “Evite a respiração peitoral superficial, já que ela cria tensão em seu pescoço”, diz Kelly.

Australiano bate recorde ao manter-se em prancha abdominal por mais de 9 horas. Nove horas, 30 minutos e 1 segundo. Foi por esse tempo que Daniel Scali manteve uma posição de prancha abdominal, quebrando o recorde mundial masculino.

“O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã. Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas”, indica.

Prancha ventral
Deite no chão de barriga para baixo, estique as penas e una os pés, apoie as palmas das mãos no chão, logo abaixo de seus ombros. Contraindo os abdominais e os glúteos eleve o tronco, esticando os braços. Sinta bem o apoio das mãos no chão e como este movimento ativa a musculatura de seus braços.

A posição correta da prancha exige que as costas alinhadas estejam alinhadas com a cabeça, que a cabeça esteja baixa e o peso seja distribuído nos ombros e cotovelos, como na foto acima. Repare ainda nas palmas das mãos viradas para cima.

Realizar a prancha todos os dias vai queimar mais calorias do que os abdominais tradicionais. Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir o gasto calórico calórica até quando estiver em repouso. Tem a sua importância principalmente se passar grande parte do seu tempo sentado.

Prancha é o exercício ideal para trabalhar a musculatura abdominal, pois a atividade envolve todos os principais grupos musculares, incluindo o transverso abdominal, o reto abdominal, músculo oblíquo externo e os glúteos.

Abdominal: como fazer corretamente e definir o abdômen

  1. Flexão do tronco (abdominal supra) ...
  2. Flexão com elevação do quadril (abdominal infra) ...
  3. Flexão com leve rotação do tronco (abdominal oblíquo) ...
  4. Prancha ventral. ...
  5. Prancha lateral. ...
  6. Abdominal “canoa” ...
  7. Abdominal “canivete” ...

A prancha é um exercício muito recomendado pelos profissionais da educação física para complementar os treinos. Há diversos benefícios associados à execução dessa postura, mas a sua prática, isoladamente, não emagrece nem configura um treino completo.

Estimativa da Energia Queimada

5 minutos49 Calorias588 Calorias
10 minutos98 Calorias1176 Calorias
15 minutos147 Calorias1764 Calorias
30 minutos294 Calorias2352 Calorias

- do que fazer 100 abdominais básicos", explica. Além disso, apostar num número muito alto de abdominais pode sobrecarregar a coluna, principalmente os discos intervertebrais, causando dor e até hérnias a longo prazo.