Como deve ser a respiração na prancha?

Perguntado por: acurado4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Enquanto segura a prancha, respire fundo pelo nariz, inspirando pelo diafragma – não pelo peito. Ao inspirar, aperte todos os músculos do seu corpo. Espere um segundo. Depois de segurar o ar, expire pela boca, expelindo todo o ar que puder.

1 - Respiração diafragmática
Quando você inspirar (puxar o ar), o abdômen deve subir. Quando expirar (soltar o ar), deve descer. Esse processo não irá ocorrer na primeira tentativa, então concentre-se e vá praticando. Se possível, conte até quatro quando estiver inspirando e expirando lentamente.

Além disso, reservar um tempo de 10 segundos a 1 minuto para realizar este exercício diariamente, antes ou depois do trabalho, não só irá proporcionar uma melhoria no seu metabolismo, mas também irá garantir que essa taxa metabólica permaneça elevada durante todo o dia, até mesmo durante o sono.

No entanto, ele acrescenta, se você consegue ficar em prancha por um minuto facilmente, é possível aumentar a dificuldade contraindo mais o seu abdômen e comprimindo mais os seus glúteos e quadríceps. Ou você pode tentar variações de prancha que vão te ajudar a mesclar a sua rotina de treinos.

Faça a prancha por no máximo dois minutos.
Especialistas acreditam que a prancha só gera benefícios quando é feita por um máximo de dois minutos. Se você conseguir fazer o exercício por esse tempo todo sem cambalear, vai desenvolver a musculatura e queimar calorias para chegar aos seus objetivos em um piscar de olhos.

Algumas ótimas dicas para definir o abdômen são seguir uma dieta hipocalórica orientada por um nutricionista, além de praticar exercícios aeróbicos, como a corrida, para aumentar o gasto calórico e promover a queima de gordura da barriga.

Pode queimar até 600 calorias em uma hora de exercícios, o que contribui para a perda de peso e, consequentemente, da gordura abdominal. Ou seja, seguindo a recomendação de cinco séries de três minutos, são gastas 150 calorias.

Realizar a prancha todos os dias vai queimar mais calorias do que os abdominais tradicionais. Os músculos do core, fortalecidos por meio da prancha, vão garantir o gasto calórico calórica até quando estiver em repouso. Tem a sua importância principalmente se passar grande parte do seu tempo sentado.

Clássica, a prancha frontal consiste em manter o corpo em uma linha reta com os cotovelos e as pontas dos pés apoiados no chão. O ideal é fazer 5 séries de, no mínimo, 30 segundos. Esse tipo de exercício trabalha os músculos do core, os abdominais e os da zona lombar.

Portanto, trabalhar mais músculos significa não apenas ver mais tonificação, mas também mais queima de calorias. Bom, então temos uma resposta: a prancha é a melhor opção para definir a barriga, mas também por trabalhar outras áreas do corpo.

Riscos de respirar pela boca
A respiração oral, quando crônica (acontece desde a infância), leva a alterações em todo o crescimento da face. Isso se chama síndrome do respirador oral. Já no adulto, pode ser prejudicial para as pessoas que têm doenças pulmonares, como asma e bronquite”.

Gostamos de chamá-la de respiração 4-2-6, justamente porque consiste em: Puxar o ar pelo nariz por 4 segundos; Segurar o ar nos pulmões por 2 segundos; Soltar o ar pela boca durante 6 segundos.

Que diferença faz respirar de uma forma ou de outra? É simples: mais ar nos nossos pulmões, mais oxigênio no nosso corpo. A movimentação do diafragma durante a respiração permite a expansão dos pulmões, os quais recebem mais ar a cada inspiração.

Isso acontece por que seus músculos abdominais não estão fortes o suficiente para dar o equilíbrio necessário.

Os alimentos inimigos do abdômen definido

  1. Frituras. Os alimentos fritos são ricos em gorduras saturadas que, longe de serem boas, podem conduzir ao desenvolvimento de transtornos metabólicos. ...
  2. Molhos industrializados. ...
  3. Carnes embutidas. ...
  4. Biscoitos. ...
  5. Pães e bolos. ...
  6. Doces e guloseimas. ...
  7. Alimentos salgados. ...
  8. Refrigerantes.

Acelera o metabolismo
Dessa forma, se você encarar o desafio de 30 dias, fazer os exercícios diariamente queima mais calorias que os abdominais tradicionais. Isso porque os músculos do core, quando ativados, garantem a queima calórica ainda que você estiver parado ou passa a maior parte do tempo sentado.

“Pesquisas mostram que para a maioria das pessoas, ficar na posição de prancha um minuto de cada vez cria um tronco resistente”, diz McGill. “Mas se você tem um histórico de dor nas costas, 10 segundos são suficientes para reduzir o risco de dores nas costas.”

Diminuir o excesso de gordura na barriga e definir seus músculos é um objetivo comum para aqueles que realizam atividades físicas. A prancha abdominal é um exercício simples e super eficaz que está presente nos treinos das mais diversas modalidades esportivas.

entre 30 segundos e 1 minuto é o tempo mais comum de se manter a posição. Um período que vai necessariamente mudar consoante "a capacidade de se manter a posição estatura de toda a estrutura – cervical, tronco e bacia – bem como a estabilidade dos ombros".