Quanto tempo demora o estorno do banco do Brasil?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 1 de junho de 2023
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Se tudo estiver certinho¹, o BB faz um estorno provisório do valor que você contestou, num prazo que varia entre 2 e 5 dias após a abertura da ocorrência. Nos casos de desacordo comercial, o prazo começa a contar após o banco validar a documentação enviada.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode pedir o estorno em casos como: cobrança duplicada ou indevida; recebimento de produto danificado ou diferente do que foi anunciado; não recebimento da encomenda ou entrega após o prazo estipulado pela loja.

Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, pode demorar para receber o dinheiro de volta, podendo ser devolvido em até duas faturas. Por exemplo, se você solicitar o estorno março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio.

Como ver na fatura que o estorno no cartão de crédito foi feito? Todo valor devolvido na fatura do cartão como crédito aparece sinalizado. Ele pode estar na cor verde e/ou com a sigla "Est.", de estorno. Dessa forma, fica fácil identificar o crédito recebido.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.

Se você não tem um sistema próprio de estorno, terá que manter contato com a operadora ou instituição bancária para que o processo seja concluído. Isso terá que ser feito em toda devolução. Afinal, somente a adquirente pode cancelar o valor total ou parcial e efetivar a devolução do dinheiro.

Por que o estorno demora tanto? O tempo de espera do estorno varia conforme a comunicação entre a operadora da máquina do cartão, a bandeira do cartão e a loja. Isso pode levar entre 24 horas até 15 dias.

Não se preocupe! Se tudo estiver certinho¹, o BB faz um estorno provisório do valor que você contestou, num prazo que varia entre 2 e 5 dias após a abertura da ocorrência. Nos casos de desacordo comercial, o prazo começa a contar após o banco validar a documentação enviada.

Desse modo, o consumidor precisa buscar uma unidade mais próxima do PROCON, para abrir uma reclamação contra o estabelecimento. Além disso, é possível cadastrar um chamado nos sites ReclameAqui e Consumidor.gov. Lembrando que é muito importante não confundir a ausência do estorno com a demora da devolução!

Quando o banco envia o aviso de cancelamento
O primeiro aviso de falta de pagamento pode ocorrer até 15 dias após o vencimento da fatura do cartão de crédito, mas o aviso de cancelamento pode começar a ser emitido até 30 dias.

7 dias

Todo consumidor tem, por lei, direito de cancelar uma compra que fez pela internet, telefone ou fora do estabelecimento comercial no prazo de 7 dias (a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço).

De quem é a responsabilidade de estornar o valor? É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras. Por esse motivo, o primeiro contato deve ser com a loja.

Pessoas que utilizaram o cartão de crédito por um tempo têm direito de resgatar uma parte dos valores gastos; O governo cobrou uma tarifa maior do que devia pelo uso do cartão, e agora existe a chance de recuperar esse valor.

Se a fatura tá fechada, então já era, você vai ter que pagar, mas você precisa contatar o vendedor e solicitar o estorno pra ele. E dependendo da política de estorno de cada instituição, pode levar meses para você ter seu estorno creditado.

Se a qualquer momento você não estiver completamente satisfeito com sua associação, faça seu login, acesse a aba Minha Conta / Perfil / Associação e preencha o formulário de cancelamento.

Normalmente, o dinheiro volta para sua conta em até três dias úteis. Essas situações são muito comuns e para se informar, é possível ligar para a central de atendimento do banco.

Então, o primeiro passo para clientes Pessoa Física é registrar a contestação da transação por meio do app BB ou da Central de Relacionamento (CRBB). Já os clientes Pessoa Jurídica* podem registrar a contestação através da Central de Relacionamento (CRBB). Depois, é só aguardar a resposta da análise..