Quanto tempo demora o estorno de uma compra cancelada?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O estorno pode acontecer dentro de 24h, após a loja confirmar o cancelamento da compra. Porém, esse prazo pode se estender para 15 dias, já que depende da empresa responsável pela máquina de cartão.

Nesse caso, vale o menor número, e o consumidor tem direito ao estorno; - cancelamento de compra física ou online: é possível fazer o cancelamento da aquisição de um produto por telefone ou internet no prazo de 7 dias. Esse é o chamado direito de arrependimento.

Na maioria das vezes, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.

Como saber se a compra foi estornada? Para saber se sua compra já foi estornada, é importante ficar atento às informações que constam na sua fatura. O modo mais fácil de descobrir é procurar algum crédito gerado em nome do estabelecimento em que a compra foi efetuada.

Se o estabelecimento cancelou a sua compra e você ainda não recebeu o estorno, você precisa ir nos lançamentos do seu cartão de crédito para contestar essa compra.

Como aparece o estorno na fatura? Dependendo da data em que foi solicitado o estorno, o mesmo poderá aparecer na fatura atual ou na seguinte. Enfim, ele aparece como “crédito” na fatura do cartão.

Nas compras com cartão de crédito, o reembolso sempre volta para o mesmo cartão. Se por acaso ele venceu, ou por qualquer motivo teve a numeração trocada, não se preocupe que o valor é enviado de volta da mesma forma e vai aparecer na sua fatura do novo cartão.

Como cancelar compras parceladas no cartão de crédito
Para cancelar compras parceladas, você também deve acionar a loja em que fez a aquisição. Ao cancelar uma compra parcelada no cartão de crédito, o cliente vai receber o estorno equivalente às prestações que já foram pagas.

Depois de abrir uma contestação no cartão de crédito por problema com a compra de um produto ou serviço, nós enviamos a solicitação para análise e, em alguns casos, fazemos o estorno provisório em sua fatura para que você não tenha que esperar o final da análise, que leva em média 45 dias (podendo chegar até 120 dias).

O reembolso é feito em até 3 dias úteis, na sua conta bancária. A conta bancária deve ser do titular da compra. Cartão de crédito: O estorno é feito em até 30 dias corridos.

Nas compras feitas com o cartão de crédito, o reembolso é feito direto na fatura do cartão. O valor volta para o limite ou é disponibilizado como crédito em uma das suas faturas seguintes. O prazo para ele aparecer na fatura depende de quando você pediu o reembolso e da data de fechamento de cada cartão.

O reembolso não é um estorno, pois não é um cancelamento de compra realizado pela operadora do cartão. Ele é uma devolução do dinheiro gasto pelo cliente.

Quanto tempo demora pra fazer um estorno? Em casos de fraude ou cobrança indevida, na maioria das vezes o estorno é efetivado em 24 horas, mas o prazo máximo varia em torno de 8 dias.

Veja as condições de acordo com o método escolhido:

  1. Cartão da Conta ou de débito: caso o cancelamento seja feito no mesmo dia da compra, o valor devolvido aparecerá em vermelho no extrato e descrito como Estorno do Cartão. ...
  2. Boleto bancário: o valor devolvido da compra cancelada aparecerá descrito como Devolvida.

Cancelamento: é feito no mesmo dia da captura, devolvendo o limite ao cartão do comprador em até 72h conforme regras do banco emissor do cartão. Não é apresentado na fatura do comprador. Estorno: a partir do dia seguinte da captura, o valor é "devolvido" e apresentado na fatura do comprador.

Nas compras feitas com o cartão de crédito, o reembolso é feito direto na fatura do cartão. O prazo para o reembolso acontecer, depende de quando fez a solicitação e da data de fechamento de fatura. Isso, porque o valor gasto, volta para o limite ou se transforma em crédito.

Se você comprou um produto pela internet e não recebeu, tem todo o direito de cancelar a compra no cartão de crédito. Nesse caso, basta entrar em contato com a loja responsável e solicitar o estorno do valor na sua fatura.

Caso a transação tenha sido pela internet ou por telefone, entre em contato com o estabelecimento assim que esse sentimento bater e solicite o cancelamento. Dependendo da antecedência, você pode até evitar que o pedido seja enviado, tornando o processo de estorno mais rápido.