Quanto tempo demora para atualizar o PIS?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Quanto tempo demora a atualização cadastral Caixa Tem? O banco informa o prazo de 48 horas para que o cadastro seja atualizado, mas em alguns casos a atualização cadastral é finalizada antes disso.

Caixa Tem pede atualização cadastral
Outro problema que pode impedir o saque do abono Pis/Pasep é a atualização cadastral do Caixa Tem. Para os trabalhadores que irão receber o dinheiro pela plataforma digital da Caixa, a exigência de atualização dos dados pode atrasar o acesso ao dinheiro.

Quanto tempo demora a análise do empréstimo Caixa Tem? O banco avalia o crédito em até dez dias. Além disso, existe ainda um critério extra: quem tem operações de crédito com valor maior que R$ 3.000 não podem contratar o crédito. Para atualizar o cadastro, é necessário que você o faça pelo próprio app.

Como consultar o PIS/PASEP
Também é possível consultar diretamente pelo aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS) ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS). Se preferir, é possível ligar para o número de atendimento do Caixa Cidadão, através do número 0800 726 0207 ou acessar o Portal www.gov.br.

Acesse o site da Caixa, vá em “Benefícios e Programas”, siga para “Benefícios do Trabalhador” e selecione “PIS”.

Trabalhadores poderão sacar o abono salarial referente ao ano-base 2021 do PIS a partir de 15 de fevereiro de 2023 até o dia 28 de dezembro de 2023.

Se no sistema da instituição financeira consta que você tem direito ao benefício e seu mês de aniversário ou número Pasep está de acordo com a data do pagamento e mesmo assim ele não caiu, a Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): ...

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

Para obter informações sobre o ABONO SALARIAL, PIS, PASEP, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158); a unidade regional do trabalho mais próxima da sua localidade.

Solicitando o comprovante do PIS em uma agência Caixa
Caso seja necessário ir até uma agência, localize a agência da Caixa que seja mais próxima de você. Na agência, vá até o atendimento com seus documentos pessoais, carteira de trabalho e o número do PIS em mãos.

Segundo a Caixa, esse procedimento de análise dos documentos pode levar até 48 horas . Contudo, em alguns casos a atualização cadastral do Caixa Tem é finalizada antes disso. Portanto, o usuário deve seguir acessando o aplicativo para conferir se o acesso a conta já foi normalizado.

A Caixa pode levar até 48 horas para aprová-lo.

Quando o aplicativo Caixa Tem diz que o seu PIX está em análise, significa que o app está com algum tipo de instabilidade.

A primeira é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, dispna página do PIS no site da Caixa. Nele, basta escolher as abas "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento" para verificar os dados. A outra forma de verificar o cadastro é pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Os rendimentos do PIS são creditados diretamente nas contas dos trabalhadores cadastrados no programa. O saldo existente na conta do trabalhador é atualizado monetariamente e acrescido dos rendimentos do ano anterior. Dessa forma, o trabalhador pode acompanhar o crescimento do seu saldo ao longo do tempo.

Para saber se tem direito ao benefício pelo PIS, o cidadão pode consultar o aplicativo Caixa Tem. Nele, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

Consultar PIS pelo telefone 135.

A consulta deste ano foi liberada em fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Ainda é possível consultar se o trabalhador tem valores a receber por meio do aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android. Acessando o app, o trabalhador deve selecionar a opção “Você possui saque disponível”.