Quanto tempo demora para recuperar o ligamento?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O tempo mínimo de recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior do joelho é estimada entre quatro e seis meses após a intervenção cirúrgica. Contudo, a recuperação total pode levar até um ano.

É possível andar com o LCA rompido? A incapacidade de locomoção após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é temporária. Depois de 3 a 4 semanas, a dor e o inchaço diminuem e o paciente consegue andar, mesmo com o sintoma atrelado à lesão: o falseio, ou sensação de que o joelho “saiu do lugar”.

De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho. Em cada um desses novos episódios outras lesões podem acontecer e piorar o quadro.

O ligamento colateral medial (LCM) é o ligamento do joelho que mais sofre lesão. A sua função é estabilização do joelho contra o movimento em valgo excessivo. Já o ligamento colateral lateral (LCL) possui um papel de estabilização do joelho contra o varo excessivo. Você já ouviu falar de varo e valgo do joelho?

Além dos exercícios, o suplemento para ligamentos e tendões pode ser uma ótima forma de proteger essas estruturas do corpo. Afinal, tendões e ligamentos precisam de nutrientes como vitamina C, colágeno, proteínas, entre outros. Por isso, uma dica é suplementar com vitamina C, magnésio e minerais.

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

Independentemente do ligamento rompido, geralmente é recomendado repouso e imobilização como cuidados imediatos. Geralmente, as lesões do ligamento colateral medial podem ser tratadas sem cirurgia, especialmente no caso de pacientes que não forçam muito o joelho.

O ideal é que todo o paciente com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) passe por tratamento conservador acompanhado por um fisioterapeuta e um ortopedista. Correr com o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é possível, mas precisa de alguns cuidados. Por volta de 3 meses após a lesão deve ser possível correr.

Para a maioria das pessoas, os sintomas da lesão do LCA só se manifestarão durante atividades esportivas de risco, que são aquelas que envolvem giros. Então, se você não fizer isso, não sentirá nada A CURTO PRAZO. Mas a médio e longo prazo, se você não se tratar, poderá sentir.

Segundo os autores, isso pode gerar diversos riscos, já que os músculos em questão são importantes para amortecer cargas e estabilizar as articulações. Desse modo, a deficiência poderia estar associada à osteoartrite e lesões secundárias. Portanto, os exercícios devem, sim, fazer parte da rotina.

Os medicamentos relaxantes musculares mais comuns para dor no joelho são: tiocolchicosídeo, tizanidina, diazepam, ciclobenzaprina, carisoprodol, baclofeno e orfenadrina. Relaxantes musculares são usados quando a origem da dor no joelho é muscular.

Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço.

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

É possível operar o ligamento cruzado anterior (LCA) duas vezes no mesmo joelho? Sim, e o nome dessa cirurgia é revisão da reconstrução do ligamento cruzado anterior.