Quanto tempo demora para sair uma moto no consórcio Honda?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A desvantagem é que o prazo para ter a moto, caso você não seja sorteado ou possa dar lances nas assembleias, pode levar todo o tempo previsto do plano contratado, que varia de 12 a 80 meses.

Como acelerar a contemplação no consórcio de moto

  1. Considere entrar em um grupo em andamento. Existem vantagens ao entrar no consórcio em andamento. ...
  2. Estude o melhor período do ano para dar o lance no consórcio de moto. Os lances de consórcio têm certa sazonalidade. ...
  3. Ofereça um lance para acelerar a contemplação.

O primeiro e mais básico dos passos para ser contemplado mais rápido no consórcio é, logicamente, manter as suas cotas em dia. Isso não apenas ajuda a manter a saúde financeira do grupo, o que possibilita o máximo de contemplações possíveis, como também é um requisito para que você participe das assembleias.

Atualmente a previsão é para julho de 2023, ou seja, 1 ano e 3 meses na fila de espera para comprar uma motocicleta à vista.

Vamos explicar os motivos. Mas antes, saiba que o UP é o único que garante as contemplações mais rápidas no segmento. O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra que vem atraindo o interesse de muitas pessoas nos últimos anos.

Na modalidade de contemplação por sorteio, o número de contemplações varia entre uma e cinco, a depender do plano de consórcio contratado. Todos os meses são realizadas assembleias e, com base nos resultados da loteria federal, acontecem as devidas contemplações por sorteio.

A partir do momento que você tiver acesso a sua carta de crédito, você pode adquirir o seu bem sem qualquer dificuldade, como se estivesse pagando em dinheiro.

O melhor mês para dar lance em um consórcio é naquele mês no qual a concorrência de outros participantes do grupo seja baixa. Para saber isso, só com muito planejamento e pesquisa. É preciso verificar o histórico das assembleias e assim saber qual mês possui lances menos competitivos.

O ideal é que o lance seja de 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Mas sempre é importante observar as estatísticas do seu grupo de consórcio. No entanto, se você não tiver essa quantia, opte pela época do ano em que a concorrência costuma ser mais baixa, como é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro.

Embora a possibilidade do lance fixo seja mais competitiva que o lance livre, por exemplo, já que estipula um percentual para todos os integrantes do grupo, é uma boa ideia utilizá-lo como parâmetro para que você organize suas finanças e tente o lance.

Portanto, o sorteio pode acontecer tanto no primeiro, quanto no último mês do consórcio. Assim, se você quiser ser contemplado antes, pode contar com a oferta de lances.

Por fim, para ter mais chances de ser contemplado rapidamente, você deve ficar na faixa de 20% a 50% do valor total do bem para dar um bom lance. Mesmo assim, não existe garantia de contemplação. Além disso, há casos em que esse percentual é menor e, novamente, a dica é observar o perfil do seu grupo.

Quando alguém decide adquirir um bem por meio de consórcio, o mais provável é que a pessoa não tenha urgência nessa compra. O participante poderá ser contemplado entre o primeiro e o último mês do plano contratado, mas não é possível afirmar com exatidão quando isso acontecerá.

Essa é uma norma amplamente utilizada nesse mercado, inclusive pelo sistema de Consórcios da Honda. Essa condição prevê que a administradora pode encerrar a cota de contemplação do consorciado que atrasar o pagamento de suas últimas três contribuições, configurando a situação como cancelamento por falta de pagamento.

O atraso nas entregas de motos é fruto de uma “tempestade”, que tem origem nas restrições provocadas pela pandemia da Covid-19. Tanto a Yamaha (por 30 dias) quanto a Honda (60 dias) paralisaram a produção em 2020. Isso foi resultado de uma primeira onda de infecções pelo vírus.