Quanto tempo demora um efeito suspensivo?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Acerca da data inicial a ser considerada para a concessão do efeito suspensivo, entende-se que deva ser considerado o dia posterior ao término do prazo de 30 (trinta) dias para o seu julgamento. Isto pois trata-se de uma obrigação do órgão julgador.

Na consulta de multas, você pode verificar a situação atual. Ou seja, se ela está paga, suspensa, cancelada, vencida ou aguardando defesa. Há quem só se preocupe em ver multas no Detran antes de comprar um carro.

Agora, com a atual redação do artigo 285 do CTB, advinda da Lei nº 14.229/2021, a qual cita expressamente que o recurso terá efeito suspensivo, salvo se intempestivo ou interposto por parte ilegítima, não haverá mais brecha para que os órgãos de trânsito neguem a suspensão da multa.

O efeito suspensivo causa um entrave no trânsito em julgado da decisão que está sendo contestada. Ele suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado.

Sim, isso é possível. Entretanto veja no processo se vocês perderam a causa ou o prazo.

O prazo de 30 (trinta) dias estabelecido pelo Código de Processo Civil, que deve proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz pode prorrogar o prazo por igual período, poderá levar até 60 dias.

Apelação: é o recurso expedido por petição pela parte vencida e destinado ao juiz, a partir da decisão final proferida por ele.

Quando se fala em efeito suspensivo, de forma prática, é a possibilidade de suspender a cobrança da multa, dos pontos e até a suspensão da instauração de eventual processo de suspensão ou cassação da CNH, dependendo do caso.

O prazo de suspensão depende do que causou a aplicação da penalidade, e varia entre 2 e 24 meses. Se você ultrapassar o limite de pontos no prazo de 12 meses, terá a CNH suspensa por pelo menos 6 meses até 1 ano.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, as multas são divididas em quatro categorias: leves, médias, graves e gravíssimas. Dessa forma, as multas autossuspensivas são infrações de trânsito gravíssimas, que somam 7 pontos na CNH e podem suspender a carteira de habilitação do condutor antes de atingir 20 pontos.

Suspensão dos efeitos da decisão de um juiz ou tribunal, até que o tribunal tome a decisão final sobre um recurso.

Significa que foi recebido um recurso e a decisão dada anteriormente não terá efeito até que ocorra o novo julgamento.

Ao conceder tutela provisória na sentença, o juízo de 1º grau já afasta, de pronto, o efeito suspensivo automático da futura apelação tempestiva. Se quem pode o mais pode o menos, detém o juízo de 1º grau controle acerca dos efeitos a serem produzidos pela apelação interposta extemporaneamente.

Por sua vez o artigo 1.012, §1º, V, do Código de Processo Civil, declara que a sentença começa a produzir efeitos imediatos após a sua publicação quando confirma, concede ou revoga tutela provisória.