Quanto tempo depois de entregar os documentos eles entram em contato para informar o início do treinamento?

Perguntado por: emeireles8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

2 a 5 dias.

A admissão costuma ser concretizada após o sucesso de um candidato em processo seletivo efetivo. Nesse caso, a empresa solicita toda a documentação e orienta quanto ao cumprimento das formalidades.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

A empresa pode desistir de contratar depois do exame admissional? Sim, mas isso não significa que o profissional tenha de ficar de mãos atadas caso se sinta lesado, um processo por danos morais pode ser aberto contra a empresa.

De acordo com dados do próprio Indeed , publicados na versão norte-americana do site, 44% das empresas demoram até duas semanas para dar um retorno depois de uma entrevista, 37% levam uma semana, e apenas 4% dão um retorno no mesmo dia ou no dia seguinte.

A Justiça entende que a quebra da boa-fé do contratante – ao solicitar o exame admissional e não efetivar a contratação sem um motivo justo – acarreta em danos morais que devem ser indenizados. Quanto maior o prejuízo sofrido pelo não-contratado, maior pode ser o valor da indenização que lhe deverá ser paga.

O exame admissional de um candidato que foi reprovado deve vir acompanhado de um laudo médico que comprova por quais motivos ele não está apto à função. Caso isso não seja feito ou se houver alguma inconsistência no laudo, o candidato pode procurar um advogado para explicar a sua situação.

Ao final do exame admissional, o médico do trabalho deve emitir um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) dizendo se o trabalhador está apto ou não a trabalhar naquela função.

Os documentos empresariais comprovam a regularidade do negócio. Mantê-los organizados é vital para a saúde corporativa. Os documentos empresariais são relatórios, contratos, comprovantes, licenças e outros arquivos que estruturam a criação e funcionamento de um negócio.

O empregador pode submeter o candidato à vaga de emprego a processo seletivo, realizado em única oportunidade ou em várias etapas, desde que não sejam ultrapassadas as negociações iniciais.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

Inicialmente, é possível aos selecionadores avaliar esse critério no próprio currículo, onde o profissional informa as atividades que desempenhou em cada empresa e quais foram os resultados obtidos em cada uma delas.

Falta de profissionalismo durante o processo de contratação pode prejudicar a marca da empresa. Gestores que falam mal dos candidatos ou que demonstram favoritismo – ou, até, que chegam atrasado nas entrevistas – podem impactar negativamente a qualidade do processo de contratação.

De acordo com a CLT, caso o colaborador se demita, rescindindo o contrato antes do término dos 90 dias, o contratante tem direito a uma indenização. Tal indenização tem como valor máximo a metade do salário que o profissional receberia no período remanescente da experiência.

Não existe esta possibilidade, visto que qualquer rasura ou forma de "cancelamento" em CTPS é invalida legalmente. O correto é demitir e pagar todas as verbas de maneira formal.