Quanto tempo devo esperar entre um remédio e outro?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento. Não seguir o cronograma pode até intensificar a ação das bactérias”, explica.

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

Vale lembrar que, embora os medicamentos sejam muito benéficos, podem causar efeitos adversos (sintomas desagradáveis), que variam de pessoa para pessoa. Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso.

Só que a combinação de vários remédios, sem orientação, pode causar o efeito contrário do que se espera. Em vez de curar os sintomas, provocar mais algum. Farmacêuticos e médicos alertam pra algumas combinações perigosas. Anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico, para gripe: risco de sangramento no estômago.

pode aumentar o risco de efeitos adversos gastrintestinais com: álcool; corticosteroide; bifosfonato; ácido acetilsalicílico e outro anti-inflamatório não esteroide. pode aumentar o risco de efeitos adversos renais com: ciclosporina. pode aumentar a ação de: antidiabético oral; digoxina; lítio.

Dipirona Sódica + Paracetamol é geralmente bem tolerado, nas doses recomendadas. Podem ocorrer reações gastrointestinais leves e reações cutâneas. Reações de caráter grave são raras, tais como edema de laringe, reação anafilactóide, necrólise epidérmica tóxica e distúrbios hematopoiéticos.

Alguns remédios que têm ibuprofeno na composição

  • Advil.
  • Alivium.
  • Ibuflex.
  • Buscofem.
  • Novalfem.
  • Doraplax.
  • Lombalgina.

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
...
Combinações perigosas

  1. Antibiótico e Anticoncepcional. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

Mas quando é uma febre persistente, durando 48h sem melhora, é preciso levar para avaliação médica”, afirma.
...
Não é recomendado o uso de métodos físicos para a diminuição da temperatura da criança, como:

  1. Compressas com álcool ou outros tipos de compressa (podendo causar intoxicação)
  2. Banho frio;
  3. Banho quente.

A dosagem é medida de acordo com o tempo de vida do medicamento no nosso organismo. Então, quando o médico indica que o antibiótico deve ser tomado em intervalos de 6/8/12 horas, ele está levando isso em conta. Se o paciente toma antes do período indicado, pode ter superdosagem da droga.

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista. Já para que o medicamento cause um efeito crônico, ou seja, de controle efetivo da pressão arterial, é preciso mais tempo.

Clínica da intoxicação aguda: absorção de dose excessiva está usualmente associada com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. Podem ocorrer depressão respiratória e hipotensão arterial.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

Anti-inflamatórios + paracetamol
Os dois remédios juntos podem gerar problemas renais, levando a quadros hepáticos.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico. Pelo contrário, eles têm ação complementar.

O costume de partir medicamentos ou mesmo ingeri-los misturados a alguns alimentos ou bebidas é comum principalmente quando são administrados em crianças, para disfarçar o gosto ruim.

Você deve tomar uma dose de ibuprofeno e combinar a cada 8 horas (ou até 6 horas) com um paracetamol. Essa combinação não tem efeitos colaterais e não neutraliza os efeitos da outra. Também não é aconselhável tomar essa combinação por mais de 4 dias seguidos.

O primeiro passo é lavar as mãos, já que, ao manusear comprimidos e cápsulas, há risco de contaminação por bactérias, vírus ou microrganismos que transmitem doenças. Outra dica importante é ingerir medicamentos preferencialmente com água. Segundo especialistas, ela não altera o efeito das substâncias.