Quanto tempo devo esperar para amamentar depois de beber?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O álcool consumido por uma lactante é transferido para o leite c por difusão passiva em 30 a 60 minutos após a ingestão materna.

Na prática, orienta-se que a mãe faça o uso da bebida alcoólica imediatamente após amamentar o filho, dando preferência ao período de maior sono da criança. Recomenda-se que a amamentação seja interrompida por 2 horas para cada drink ingerido.

“O consumo de cerveja por parte das lactantes pode até aumentar a produção de leite, já que há o aumento da prolactina (hormônico responsável por estimular a produção), mas isso não justifica um consumo regular e em grandes quantidades, pois essa ingestão é muito prejudicial para o bebê.

É necessário que a lactante dê um intervalo de, no mínimo, 2 horas entre o consumo de álcool e a próxima mamada a fim de eliminar toda a substância do organismo.

A ingestão de 1 lata de cerveja ou 1 taça de vinho demora até 2 horas para ser eliminada do organismo materno. Bebidas destiladas ou doses mais elevadas de cerveja ou vinho demoram mais para sair do sangue e do leite, podendo ficar até 6 horas.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

A mãe deve ter alguma restrição na alimentação? Alguns alimentos ricos em cafeína – como café, Coca-Cola, chimarrão e chocolate – quando consumidos em excesso, podem atingir o bebê, provocando alguma irritabilidade ou deixando-o mais agitado.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Uma vez no sangue materno, os medicamentos podem ser excretados parcialmente para a glândula mamária e, daí, para o leite . Assim, a presença e/ou a concentração da droga no leite dependerá, dentre outros fatores, da via de administração à mãe .

O teste do álcool deve ser realizado misturando-se partes iguais de leite e de solução alcoólica (cerca de 2 mL) em uma placa de petri. Recomenda-se que o teste seja realizado com o leite refrigerado, e que seja utilizado um fundo escuro para melhor visualização do resultado.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Para quem bebe com frequência, eliminar esse consumo pode significar ingerir menos calorias do que o habitual. Portanto, por esse motivo, algumas pessoas podem perder peso quando param de beber.

O que não pode fazer amamentando

  • Mãe. ...
  • Bebê ...
  • Tingir os cabelos. ...
  • Tomar remédios sem prescrição médica. ...
  • Praticar exercícios pesados. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.