Pode misturar etanol e gasolina ao mesmo tempo?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente. Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Posso misturar álcool aditivado com gasolina comum ou aditivada? Pode. As concentrações normais de aditivos não devem ser suficiente para causar danos. Mas nunca use aditivo específico para etanol com outro combustível e vice-versa.

A questão é: qual o melhor combustível para o meu carro flex? Carros flex foram projetados para queimar álcool, gasolina ou qualquer mistura desses combustíveis. Então você pode colocar qualquer um deles, em qualquer proporção no tanque, e ser feliz.

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

Etanol anidro (etanol na gasolina) Além do álcool comum, o etanol também está presente como combustível em sua mistura com a gasolina. O etanol misturado é o etanol anidro, etanol com graduação alcoólica próxima a 100%.

A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.

A prática é tão antiga quanto duvidosa: não há registro de que funcione. A “lenda” de que misturar querosene ao combustível ajuda a limpar os bicos injetores tem origem bem antiga, principalmente entre os motores a diesel mais velhos, antes da adoção de tecnologias como a injeção direta de alta pressão.

O grande inimigo dos bicos injetores são os combustíveis de má qualidade. Alberto relata que, ao abastecer com fluido alterado, os problemas podem até se agravar. “Os bicos entopem e travam, de forma que a peça perde a função de pulsar o combustível, podendo levar até a queima do circuito elétrico”, explica .

A indicação do uso de querosene para limpar os bicos injetores.

É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.

Uma das principais vantagens da nova fórmula do etanol aditivado é que ela reduz a formação depósitos de resíduos e ainda consegue remover em boa parte os já existentes.

A principal consequência de colocar álcool em veículo movido a gasolina é a corrosão de peças, como a bomba de combustível, por exemplo.

Sabemos que o etanol tem um desempenho de 70% em relação ao desempenho da gasolina. Então, por exemplo, se um carro faz 10 km com um litro de gasolina, provavelmente ele fará 7 km com um litro de etanol.